NOTÍCIAS

Cuidados no tratamento de soqueira permitem mais longevidade aos canaviais

Uso de soluções naturais melhora o desenvolvimento do sistema radicular da planta. - Foto: Divulgação

Na cultura de cana-de-açúcar, o sistema radicular da planta está localizado no que é chamado de “soqueira”. Após cada colheita no canavial, um tratamento é realizado nessa estrutura, para prepará-la para o próximo ciclo de desenvolvimento do cultivo. Neste processo, o uso de soluções naturais, à base de compostos orgânicos, se torna uma alternativa importante para produtores que buscam maior longevidade das suas plantações.

Um estudo realizado pela Alltech Crop Science, em Monte Azul Paulista (SP), mostrou que a aplicação desta tecnologia, durante o tratamento de soqueira, resultou em melhor desenvolvimento radicular da planta. Além disso, constatou-se um aumento de aproximadamente 26% no número de perfilhos por planta, estrutura que posteriormente irá se desenvolver em colmos, impactando diretamente no resultado em produtividade.

“O objetivo final foi avaliar a contribuição do uso dessas ferramentas na resposta de desenvolvimento da planta. Com isso, observou-se um crescimento radicular mais vigoroso, não só nas raízes, mas também no volume de radicelas, que sinalizam melhor capacidade dessa planta em absorver água e nutrientes. Também houve contribuição no número de crescimento de perfilhos, que irá resultar, ao final, em maior número de colmos por hectare”, afirma o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico da empresa.

Revoredo explica que as soluções naturais devem ser aplicadas em combinação com outros produtos já utilizados durante o tratamento de soqueira, para que seja possível uma longevidade do canavial. “A tecnologia, obtida com a fermentação de compostos orgânicos, irá atuar como meio de cultura e promover melhor atividade da microbiota benéfica que já existe no solo, fazendo que o sistema radicular dessas plantas tenha capacidade de se desenvolver de maneira mais equilibrada e vigorosa, o que impacta em maior absorção de água e nutrientes pela planta, além de trazer melhora das condições biológicas do solo”, complementa.

Tecnologia natural

O produto utilizado no estudo em Monte Azul Paulista (SP) foi o Soil-Plex Active, da Linha Solo da Alltech Crop Science. A solução, que pode ser utilizada em diversas culturas, é desenvolvida a partir de extratos fermentados e formulada com nutrientes capazes de promover a atividade e desenvolvimento da rizosfera.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura