Cultivar tolerante a herbicida será lançada na 29ª Abertura da Colheita do Arroz

BRS Pampa CL é incorporada ao sistema Clearfield

30.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Cassiane Fonseca

A Embrapa, em parceria com a Basf, desenvolveu uma nova cultivar de arroz. Ela é oriunda da BRS Pampa, chamada BRS Pampa CL, que será lançada na 29ª Abertura da Colheita do Arroz, que ocorre em fevereiro na Estação Experimental de Terras Baixas (ETB), local onde fica uma das bases experimentais da Embrapa, no Capão do Leão, no Rio Grande do Sul.

A BRS Pampa CL possui as mesmas características da BRS Pampa, porém, agora, incorporada ao sistema Clearfield, que facilita o manejo do arroz vermelho. A nova cultivar é resultado do melhoramento genético da Embrapa, obtido por meio do retrocruzamento da BRS Pampa, e da “PUITÁ INTA-CL”, como parental doador do gene de tolerância ao herbicida Kifix, do grupo químico das imidazolinonas.

Segundo Ariano Martins de Magalhães Júnior, pesquisador em melhoramento genético da Embrapa, e responsável pela condução do trabalho com a BRS Pampa CL, a antiga cultivar, com sua fórmula original, não tinha resistência a herbicida para controle de plantas daninhas. Entre as vantagens da BRS Pampa CL está maior precocidade e produtividade por facilitar o manejo nas áreas de cultivo com incidência do arroz vermelho, principal espécie daninha a afetar a cultura. “São qualidades que imaginamos que o produtor vá adotar de forma imediata porque já conhece a versão anterior”, opina o pesquisador.

Ainda para Ariano, a BRS Pampa CL tem apresentado maiores produtividades. “Ela possui a mesma qualidade de grãos que a indústria exige. Não possui problemas de suscetibilidade com as principais enfermidades, apontando resistência moderada principalmente à brusone”, detalhou.

A BRS Pampa CL é considerada uma planta moderna, com capacidade de perfilhamento e com grãos tipo agulhinha. Segundo o pesquisador, sua produtividade no estado do Rio Grande do Sul chegou acima de 10ton/ha. Além disso, também possui grãos de qualidade industrial e culinária, fazendo com que seja classificado como arroz “premium” ou nobre.

O pesquisador Arino Martins Júnior se mantém otimista sobre a nova cultivar. “Nossa expectativa é que a tendência da BRS Pampa CL seja de ocupar um espaço grande no estado”, estimou.

A 29ª Abertura da Colheita do Arroz ocorre nos dias 20 a 22 de fevereiro, e a nova cultivar BRS Pampa CL será lançada no primeiro dia do evento, às 16h30min, no auditório principal da Estação Experimental de Terras Baixas da Embrapa, durante a programação do Fórum Técnico. Também terão outras parcelas indicadas para produção em terras baixas, como BRS Pampeira e BRS A701 CL.

Na 29ª edição, o evento terá 32 lavouras demonstrativas de arroz e soja, que serão apresentadas por promotores e parceiros. Além disso, também haverá demonstrações de pastagens de verão e técnicas de manejo das espécies, assim como do manejo da soja em áreas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024