Cultivo de trigo em 2020 pode se elevar no BR

Oferta doméstica pode ser maior no último quadrimestre do ano, o que impacta sobre as cotações em todo o segundo semestre

07.01.2020 | 20:59 (UTC -3)
Cepea

A sinalização de preços maiores no Brasil e o possível atraso na janela ideal para semeio de milho segunda safra nos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul podem atrair produtores consultados pelo Cepea para o cultivo de trigo em 2020. No Rio Grande do Sul, onde há percentual expressivo das áreas que acabam recebendo apenas culturas de coberturas de solo, também poderá haver maior cultivo de trigo.

Se isso acontecer, a oferta doméstica do cereal pode ser maior no último quadrimestre do ano, o que tende a impactar sobre as cotações em todo o segundo semestre deste ano. Quanto aos derivados, boa parte de moinhos se mostra abastecida para o primeiro trimestre de 2020.

Agentes consultados pelo Cepea apontam que deverá haver elevação nos preços da farinha e do farelo no início do ano, uma vez que os valores do trigo em grão subiram. No caso do farelo, as valorizações do milho também tendem a sustentar as cotações do derivado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024