Culturas de verão apresentam bom desenvolvimento no RS

Maturação das lavouras foi favorecida pela umidade, no entanto, tal condição reduziu e mesmo suspendeu os trabalhos de colheita da soja

01.04.2021 | 20:59 (UTC -3)
Com informações da da Emater/RS-Ascar

As culturas de verão apresentam bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul, beneficiadas pelo clima favorável, com umidade e calor. A maturação das lavouras foi favorecida pela umidade, no entanto, tal condição reduziu e mesmo suspendeu os trabalhos de colheita da soja, que já atingiu 27% da área total cultivada. Outros 39% estão em fase de maturação, 31% em enchimento de grãos e apenas 3% ainda em floração.

As chuvas da última semana beneficiaram novamente as lavouras de milho. A colheita atingiu 70% da área implantada com a cultura. Áreas colhidas mais ao Sul do Estado apresentam boas produtividades. Outros 14% estão fase de maturação, 12% em enchimento de grãos e 4% em floração.

Na maioria das regiões rizícolas, a produtividade dessa safra será maior que a estimada inicialmente. O grão colhido é de boa qualidade, e a colheita chegou a 57% da área, mesmo com alguns dias de chuva que paralisaram a atividade. Outros 39% estão em fase de maturação e 4% em enchimento de grãos.

Informações estão de acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado, nesta quinta-feira (01/04), pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024