Curso aborda boas práticas agrícolas na abacaxicultura

​Estão abertas as inscrições para o curso "Boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade"

23.05.2016 | 20:59 (UTC -3)
Léa Cunha

Estão abertas as inscrições para o curso "Boas práticas agrícolas na produção do abacaxi com sustentabilidade", que vai acontecer de 30 de maio a 3 de junho, em Cruz das Almas (BA), na Embrapa Mandioca e Fruticultura – Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). São esperados 50 participantes.

Ministrada por pesquisadores e analistas da Embrapa, a programação vai abordar todo o ciclo de produção, desde a escolha das mudas até a comercialização – incluindo diversas tecnologias e práticas, como conservação do solo, nutrição, manejo integrado de pragas e doenças, custos de produção, colheita e pós-colheita. O único palestrante externo é Antônio Humberto Simão, fiscal federal agropecuário da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/TO), que vai falar sobre a legislação federal sobre produção de materiais propagativos de abacaxizeiro. Consta ainda visita técnica a Itaberaba, principal região produtora de abacaxi na Bahia.

Segundo o analista Herminio Souza Rocha, do Setor de Gestão de Transferência de Tecnologia, a capacitação surgiu de uma demanda pré-existente. "Já temos na Unidade alguns cursos que abordam o manejo de outras culturas como a mandioca e a banana. Por diversas vezes fomos procurados por produtores para participarem de um treinamento específico para a cultura do abacaxizeiro", explica Rocha, que é um dos organizadores do evento, juntamente com o pesquisador Aristoteles Pires de Matos.

O objetivo é intensificar a relação da Embrapa com o produtor que demanda tecnologias para o manejo sustentável na cultura do abacaxizeiro. "O contato com o setor produtivo é uma forma de absorvermos as reais demandas que o mercado e o campo têm. Com as tecnologias da Embrapa sendo empregadas, as chances de sucesso na exploração comercial dessa cultura tendem a ser bem maiores e é isso que a Embrapa busca, ou seja, o sucesso do produtor com o nosso pacote tecnológico", salienta.

Mais informações sobre o treinamento pelo telefone (75) 3312-8144 ou e-mail cnpmf.inscricao@embrapa.br. O folder com a programação está disponível em https://www.embrapa.br/documents/1355135/0/Curso+abacaxi/689e680e-8e1c-429b-920b-1fe77568a708

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024