NOTÍCIAS

Curso aborda manejo de pragas em armazenadoras de grãos e sementes

Objetivo é treinar os participantes em técnicas de manejo de pragas de grãos e de sementes armazenados, com ênfase em medidas preventivas, curativas, métodos de controle, entre outros.

A Embrapa promove o Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e de Sementes Armazenadas, nos dias 19 e 20 de setembro, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR). O curso é dirigido a aproximadamente 40 profissionais de unidades armazenadoras de grãos e sementes, gestores, supervisores, técnicos e operadores.

De acordo com o coordenador do curso, Irineu Lorini, pesquisador da Embrapa Soja, o objetivo é treinar os participantes em técnicas de manejo de pragas de grãos e de sementes armazenados, com ênfase em medidas preventivas, curativas, métodos de controle, amostragem e monitoramento, da produção ao armazenamento, visando à manutenção com alta qualidade. 

Lorini explica que as espécies de besouros e de traças são responsáveis pela deterioração de lotes de grãos e de sementes armazenados no Brasil. Estas pragas perfuram a semente para se alimentar, causando prejuízos na qualidade dos grãos e também provocando perdas econômicas. O MIP é um conjunto de tecnologias que vem sendo indicado para se minimizar os danos provocados pelas pragas em grãos e sementes armazenados.

“Recomendamos que o ambiente de armazenagem seja limpo e higienizado antes de receber novos lotes de semente. Outra etapa é a identificação dos focos das pragas como os pontos de entrada e também de seu abrigo. Geralmente nas correias de transporte, nos elevadores, nos túneis, nos fundos dos silos de armazenagem e em máquinas de beneficiamento. Também é recomendação do MIP que seja feita a identificação correta de cada praga para a utilização do controle adequado”, destaca Lorini.

Atualmente o único método curativo disponível para eliminar as pragas é a utilização de pastilhas que promovem a liberação do gás fosfina, nos lotes de sementes. O processo de expurgo das pragas exige a vedação do silo ou do lote de sementes utilizando lonas plásticas. Para garantir a eficiência do expurgo, é necessário medir a concentração da liberação do gás durante o processo.

O tratamento preventivo das sementes é feito com inseticidas protetores de origem química ou natural. Os inseticidas líquidos aplicados às sementes beneficiadas são químicos que conseguem prevenir a infestação dos insetos.

Os interessados podem se inscrever pelo site do evento disponível aqui

Serviço 

Curso de Manejo Integrado de Pragas de Grãos e de Sementes Armazenadas

Data: 19 e 20 de setembro

Horário: 8h às 17h

Local: Embrapa Soja - Rodovia Carlos João Strass - Distrito de Warta, Londrina, PR.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura