Curso ‘Tecnologia de Aplicação’ tem primeira etapa adiada ante pandemia

Módulo anteriormente agendado para maio está previsto para ocorrer entre os dias 15 e 19 de junho; inscrições permanecem abertas

04.05.2020 | 20:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

A Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos (UR) informa que transferiu para o período de 15 a 19 de junho o primeiro módulo de seu curso Tecnologia de Aplicação. Inicialmente agendado para a segunda quinzena de maio, o programa foi adiado ante os riscos à saúde decorrentes da pandemia de coronavírus. Conforme os organizadores, a parte conclusiva do treinamento ocorrerá entre os dias 6 e 10 de julho.

De acordo com o coordenador da UR, o pesquisador científico Hamilton Ramos, o curso Tecnologia de Aplicação será ministrado na sede do Centro de Engenharia e Automação (CEA), do Instituto Agronômico (IAC), órgão da Secretaria de Agricultura a Abastecimento do Estado de SP, sediado na cidade de Jundiaí. Serão aceitos no máximo 15 inscritos.

Segundo Ramos, além do conteúdo tecnológico envolvendo pulverizadores, equipamentos, aplicações aéreas e terrestres, o curso tratará ainda de medidas efetivas para proteger a saúde do trabalhador rural e o meio ambiente.

“Os módulos visam a formação de agentes multiplicadores de treinamentos, tais como engenheiros agrônomos e técnicos que atuam em assistência técnica ou trabalham nas propriedades e empresas do agro. Focamos na aplicação sustentável de defensivos e no sucesso das práticas de controle de pragas, doenças e plantas daninhas”, diz Ramos.

“Constatamos que pelo menos 80% dos trabalhadores aplicadores de agroquímicos não possuem qualificação, daí a importância de se incentivar a multiplicação de treinamentos ao campo brasileiro”, complementa ele. O pesquisador calcula que o mau uso de agroquímicos ocasiona prejuízos anuais da ordem de R$ 2 bilhões ao agronegócio, somados desperdícios de ingredientes ativos e despesas resultantes de acidentes e intoxicações.

As inscrições permanecem abertas no site www.unidadedereferencia.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024