Curso online gratuito do SENAR aborda Currículo de Sustentabilidade do Café

"Sustentabilidade na Produção do Café" tem carga horária de 20 horas

06.03.2018 | 20:59 (UTC -3)
Estevão Rinaldi

Principal documento de elaboração coletiva e para guiar a aplicação de práticas sustentáveis na cafeicultura, o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC) pode ser conhecido e estudado no curso “Sustentabilidade na Produção do Café”, que o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) oferece em sua plataforma de Ensino à Distância (EaD), de forma aberta e gratuita. As únicas condições exigidas aos interessados é ter ao menos 16 anos de idade e um computador com requisitos técnicos mínimos para o aproveitamento total das atividades.

Os temas e tópicos tratados no curso são:

Aspectos econômicos - Gestão da propriedade; Responsabilidade técnica e análise de risco; Registro de informações e rastreabilidade; Cumprimento da legislação.

Aspectos produtivos - Material propagativo e implantação de cafezais; Fertilidade do solo e nutrição do cafeeiro; Cobertura do solo e manejo do mato; Proteção integrada do cafeeiro; Aplicação de agroquímicos; Colheita e pós-colheita do café.

Aspectos ambientais - Tratamento e destinação de resíduos; Cobertura vegetal e biodiversidade; Consumo de energia; Manuseio e armazenagem de agroquímicos; Conservação do solo e mitigação dos efeitos da seca; Uso de água e irrigação.

Aspectos sociais - Legislação trabalhista; Segurança e saúde no trabalho; Bem-estar dos trabalhadores; O futuro do café.

As ferramentas de aprendizagem incluem material em PDF, fóruns e chats, atividades interativas, bem como tutores e monitores à disposição. O curso se destina a produtores, filhos de produtores, trabalhadores rurais e profissionais do setor, em especial aqueles envolvidos com cafeicultura e que desejam produzir de maneira sustentável.

Para saber mais e receber um aviso sobre a próxima turma, acesse a página do curso no Portal EaD SENAR: http://ead.senar.org.br/cursos... . A iniciativa é fruto de parceria do SENAR com a Plataforma Global do Café, rede colaborativa formada por membros da cadeia, que desenvolveu o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC), no âmbito do programa brasileiro. O SENAR é membro do Grupo de Trabalho Brasil (GTB) da Plataforma Global do Café e parceiro na implementação da sustentabilidade na produção. 

Somente em 2017, 1.375 pessoas de 12 turmas concluíram o curso online do SENAR, com predominância masculina (55%) e da faixa etária de 18 a 25 anos (48%). 60% dos concluintes têm nível de escolaridade superior, são majoritariamente de Minas Gerais e São Paulo, sendo que todas as 27 unidades federativas foram representadas. Ao final do curso, todos respondem a uma pesquisa de satisfação. O índice de satisfação geral de 99% reflete a qualidade incontestável deste curso sobre sustentabilidade no café.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024