Curso vai capacitar técnicos para utilização do aplicativo Nutrisolo

​Lançado no mês de abril, o Nutrisolo é um aplicativo que ajuda técnicos agrícolas e produtores a calcular a necessidade de adubação e calagem do solo

21.05.2018 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Goss​

Lançado no mês de abril, o Nutrisolo é um aplicativo que ajuda técnicos agrícolas e produtores a calcular a necessidade de adubação e calagem do solo. Desenvolvido para sistemas Android, essa primeira versão do aplicativo traz recomendações de adubação para as culturas de abacaxi, citros, banana e mandioca no estado do Amazonas, realizando cálculos a partir dos resultados de análises químicas dos solos. Com o objetivo de capacitar profissionais de assistência técnica e extensão rural, além de produtores rurais, a Embrapa Amazonas Ocidental promove o curso “Aplicativo Nutrisolo: Recomendação de Adubação e Calagem”, no dia 24, na sede da instituição, em Manaus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (92) 33037832 / 33037901. 

 O curso será ministrado pelos pesquisadores da Embrapa Amazônia Ocidental Gilvan Coimbra Martins, Marcos Vinicius Bastos Garcia, Mirza Carla Normando Pereira e pelos analistas Raimundo Nonato Carvalho da Rocha e Marcos Filipe Alves Salame. Na capacitação serão abordados temas como: funcionalidades e telas do aplicativo Nutrisolo;  coleta de amostras de solos para avaliação da fertilidade; determinação da necessidade de calcário; a importância da avaliação da fertilidade; cronograma de adubação e viabilidade econômica das culturas da mandioca, laranja, abacaxi e banana; e uso do aplicativo Nutrisolo nas culturas.
 
O aplicativo Nutrisolo gera recomendações da necessidade de calcário e de adubação a partir dos
resultados da análise química do solo. Para o desenvolvimento do trabalho foram realizadas diversas entrevistas com pesquisadores das culturas englobadas e foi utilizada uma base de dados fornecida pelo Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Amazônia Ocidental para os testes e ajustes. O aplicativo contribui também para conscientização da necessidade de realização da análise química do solo para o uso mais eficiente de fertilizantes, e, consequentemente, aumentar a produtividade das culturas de banana, mandioca, citros e abacaxi. Um dos pontos trabalhados foi o funcionamento do aplicativo sem a necessidade de conexão com a Internet, já que muitas áreas rurais não possuem conectividade.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024