Customizar trator é tendência de mercado

Demanda dos produtores foi atendida pela LS Tractor

16.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Nelson Moreira

A produção agrícola no Brasil não é somente baseada em grãos. Há muita diversidade como café, cana, hortifruticultura, entre outras. Cada uma destas atividades mais específicas vêem demandando “ferramentas” de trabalho adequadas para um bom desempenho, a fim de se obter o máximo de produtividade. Considerando que tratores são ferramentas, e setores como a citricultura, o café entre outras, necessitam de equipamentos específicos, a LS Tractor vem customizando seus produtos, de acordo com cada uma destas atividades.

Assim foi com a citricultura. Em busca de aumento de produtividade por hectare muitos citricultores começaram a trabalhar o adensamento das suas lavouras, ou seja, diminuindo o espaço entre plantas. Pomares com alta densidade podem, segundo pesquisadores, atingir aumento de até 50% no rendimento por planta. Se antes era utilizada a medida de 6 metros de rua para 4 metros entre plantas, agora está distância passou a ser 6 metros por 2 metros. Se, por um lado há um ganho expressivo no final das contas, para o produtor, ele aumenta também o risco de perda de frutas por que até o momento, não havia, por exemplo, um trator mais adequado para o trabalho nesta cultura.

 “A gente recebeu uma demanda, por parte de um produtor de laranja aqui de São Paulo. Eles gostaram muito dos nossos tratores, mas com o adensamento entre plantas, aconteciam muitos danos, tanto na fruta quando no equipamento”, explica Ademir Chiquetti, gerente comercial da concessionária JA Máquinas, da LS Tractor. A pesquisa de campo foi fundamental para poder propor as alterações necessárias que eliminassem o problema.

Alterações 

Conforme o gerente comercial, a produção de citros tem diferenças não só na planta, mas na região onde é cultivada. Por isto foi definido que seriam utilizados os tratores da série Plus, de 80, 90 e 100 cv. Chiquetti relata que a transformação começou em um P80 Power Shuttle. Os paralamas traseiros foram reduzidos no seu tamanho, o retrovisor externo foi colocado dentro da cabine, escapamento ficou embaixo do trator, a alça lateral de suporte de entrada na cabine, para auxílio do operador, também foi retirado da parte externa e a luz de advertência foi para dentro da cabine. “Em resumo temos um P80 com tamanho de U60, o que caiu como uma luva para este mercado”, assegura o Gerente Comercial.  

Uva

Cerca de 63% da produção de uva gaúcha é feita no sistema latada, ou pérgola. Para os viticultores que se utilizam deste formato a altura em que os cachos de uva ficam do solo, cerca de 1,85 metros, em plena safra é um fator limitante à mecanização porque a distância entre o chão e o acento do operador em um trator normal é, em média 1 metro. Ao se colocar o operador acaba, na maioria das vezes, batendo nos frutos o que não pode acontecer.

O gerente comercial da concessionária LS Tractor que atende a região, a Trator Serra, Júlio Carniel, afirma que a versão Viti do R50, foi criada por sugestão da equipe comercial da revenda e aceita pela fábrica justamente para atender as especificações da viticultura latada. Ele diz que perceberam no campo a necessidade de diminuir a altura da plataforma do trator, ficando em 90 cm entre o acento e o solo, e uso de rodagem radial traseira aro 20, na especificação 320/70/20 e dianteira 200/70/16. “Com a plataforma mais baixa, o centro de gravidade também baixa dando maior estabilidade para trabalhos em áreas com inclinação acentuada”, ressalta Carniel.

O R50 apresenta ainda a TDP de três velocidades, transmissão de 32 marchas e o super redutor que reduz a velocidade para menos de 1km/h. “São várias as características que colocam este produto como o ideal para o trabalho na viticultura que usa o modelo da serra gaúcha”, opina.

Atender às demandas específicas dos clientes setorizados é parte do DNA da LS Tractor, conforme o gerente de marketing e vendas, Astor Kilpp. “E quando elas são recomendadas por quem usa nossos tratores, nossa tendência é de estudar e ver que outras melhorias podemos oferecer, para que o trator fique mais completo ainda”, explica.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024