Décima edição da Semana Arrozeira vai discutir entraves e oportunidades

Tema do evento para o próximo ano foi apresentado em noite que foi marcada por homenagens à produtores

03.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Nestor Tipa Júnior

Na noite desta quinta-feira, 2 de junho, foram revelados o tema e a marca da décima Semana Arrozeira de Alegrete. Com o slogan "Cadeia Produtiva do Arroz: Entraves e Oportunidades", o objetivo para o evento de 2017 é o de debater alternativas para os problemas enfrentados pelo setor e encontrar soluções para que os produtores possam enfrentar a crise.

De acordo com a presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Fátima Marchezan, a decisão sobre o tema foi por causa das constantes mudanças de cenário políticos e econômicos que afetam também a orizicultura. "Temos um ano para planejar a Semana Arrozeira, mas em um ano muita coisa muda. Por isso optamos por um tema mais amplo", explicou.

A dirigente também avaliou que a ideia é trazer alternativas para os arrozeiros para os gargalos encontrados no setor. "Sempre que fazemos um estudo de uma cadeia produtiva e nos deparamos com alguns entraves, podemos também observar oportunidades. Se temos um preço baixo no produto, precisamos encontrar alternativas e agregar valor para não sermos escravos do preço", afirmou.

Também foi momento de homenagear os nomes que fazem a história do setor orizícola na região. Cinco pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dos arrozeiros foram agraciadas com o troféu O Taipeiro, em uma cerimônia de casa lotada no CTG Farroupilha. Foram homenageados os produtores Cecilia Silveira, Leonir Guerra Ereno, Darci Casarotto e João Tondolo e o engenheiro agrônomo Luís Augusto Franco Alves.

Na ocasião, também foram entregues os cheques e apresentados números do Pagapedra, programa de auxílio contra o granizo. Na safra 2015/2016, 72 produtores foram cobertos pelo programa, com 21,8 mil hectares assegurados. Houve sinistro em uma área de 14,96 hectares com o pagamento R$ 13,9 mil de indenização. Quatro áreas, com 210 hectares atingidos por enchentes também foram indenizadas.

A Semana Arrozeira é realizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete com co-participação da Unipampa e tem o patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sicredi, Fertilizantes Heringer, Super Tratores, CAAL, Kepler Weber e Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento estão no site www.semanaarrozeira.com.br.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024