Desafio de Máxima Produtividade de Soja audita mais de 4 mil áreas inscritas

Nesta safra, foram visitadas 909 propriedades de sojicultores de todo o Brasil, contra 863 no ano passado

23.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
André Moraes

O Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) registrou um número recorde de auditorias realizadas nesta safra de 2019/2020 para o Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. Os técnicos do comitê visitaram 909 propriedades de sojicultores em todo o Brasil neste ano, contra 863 visitas realizadas no ano passado. Ao todo, em dez anos, o CESB realizou mais de 4 mil auditorias.

O CESB agora caminha para divulgar os campeões do Desafio desta safra no dia 14 de julho, durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade. Neste ano, o evento será transmitido, a partir das 8h20, ao vivo pelo Canal Rural e via redes socias e YouTube do Canal Rural.

Para a edição de 2019/2020, mais de 5,2 mil produtores e seus respectivos consultores se inscreveram no Desafio CESB de Máxima Produtividade de Soja. Desses, 909 decidiram se submeter às auditorias, que se iniciaram em janeiro de 2020 e terminam no fim de maio com o maior número de áreas já auditadas em todas as edições do concurso.

O coordenador técnico e de Pesquisa do CESB, João Pascoalino, avalia que esse número reflete o maior alcance que o Desafio de Máxima Produtividade de Soja vem demonstrando ao longo dos anos, com mais sojicultores aceitando se auto desafiar para produzir mais soja em uma mesma área, com sustentabilidade e rentabilidade. “O CESB busca, por meio do Desafio, estimular o produtor a buscar novas técnicas que o permita alcançar altos níveis de produtividade sempre de forma sustentável. Isso tem sido bem aceito pela comunidade agrícola, com os produtores batendo recordes de produtividade”, destaca.

Mais de 90 sacas

Outro dado expressivo coletado pelo CESB nesta edição do Desafio, foi o número de produtores que ultrapassaram a marca de 90 sacas de soja por hectare. No total, 284 sojicultores chegaram a esse patamar de produtividade. Na safra 2018/2019 foram 219 e na safra 2017/2018, 166.

Para Pascoalino, os produtores estão conseguindo preparar melhor as suas lavouras, utilizando técnicas que auxiliam para que cheguem a esse alto nível de produtividade. “Está melhorando, pois os produtores conseguem mais estabilidade produtiva, através de ajustes de manejos realizados ao longo das safras” destaca.

A média de produtividade alcançada nessa safra de 2019/2020 pelos participantes do Desafio CESB foi de 86 sc/ha, enquanto a média nacional, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), é de 54 sc/ha. Historicamente, as médias do CESB sempre ficam acima das nacionais. Na safra passada (2018/2019), o comitê registrou uma média de produtividade de 80 sc/ha, enquanto que a nacional, de acordo com a Conab, foi de 53 sc/ha. Já na safra de 2017/2018, o CESB registrou média de 83 e a nacional foi de 53.

Fórum Nacional

A revelação dos campeões do Desafio CESB acontecerá no dia 14 de julho durante o Fórum Nacional de Máxima Produtividade de Soja, que pela primeira vez, diante da pandemia do coronavírus, será realizada totalmente on-line via redes socias e YouTube do Canal Rural, como também por seu canal a cabo. No evento são revelados os cases de todos os produtores e consultores que alcançaram as maiores marcas de produtividade, com o intuito de compartilhar informações preciosas para os produtores que desejarem elevar os seus patamares nas próximas safras. “Isso faz parte da filosofia do CESB, que é levar dados que mostrem para todos os sojicultores como elevar a média nacional com rentabilidade e sustentabilidade”, relata Luiz Antônio da Silva, diretor executivo do Comitê.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024