Desafios encontrados no manejo de nematoides foram destaque da 34ª edição do Congresso Brasileiro de Nematologia

Evento reuniu centenas de pesquisadores para debate sobre danos da praga que custa bilhões aos agricultores brasileiros

12.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Ana Luiza Honma

Para discutir os desafios encontrados no manejo de nematoides, centenas de pesquisadores, estudantes e profissionais da agronomia se reuniram no Centro de Convenções de Vitória (ES), nos cinco dias do Congresso Brasileiro de Nematologia. Realizado pela Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) e organizado pela Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo (SFA-ES/MAPA), Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), o evento promoveu o debate entre palestrantes de renome no cenário nacional e internacional.

De acordo com o Superintendente Federal de Agricultura no Espírito Santo, Dr. Dimmy Barbosa, o encontro de especialistas foi fundamental na promoção da discussão e no aprofundamento dos conhecimentos sobre os danos causados por nematoides, os impactos da praga na agricultura e as táticas de manejo, vulgarmente conhecidos como vermes.

“A forma como os nematoides afetam as lavouras é preocupante, assim como os danos e prejuízos dessa praga”, diz Barbosa. “Pesquisadores estão constantemente se atualizando para auxiliar os agricultores a produzirem mais e melhor e por isso eventos como o Congresso Brasileiro de Nematologia são essenciais para promover o debate e a análise dos desafios encontrados na agricultura”, acrescenta.

O público do evento pôde participar de palestras, minicursos, mesas redondas, apresentações de cases e de pôsteres e realizaram uma viagem para lavouras afetadas por nematoides nas regiões norte e Serrana do Estado.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024