Dia de Campo 2017 apresenta cultivares de arroz irrigado da Embrapa

​Durante toda esta quinta-feira, 9, está em realização o Dia de Campo 2017 das Sementes Rancho King, na Fazenda Palma, em Camaquã,RS

09.02.2017 | 21:59 (UTC -3)
Cristiane Betemps

Durante toda esta quinta-feira, 9, está em realização o Dia de Campo 2017 das Sementes Rancho King, na Fazenda Palma, em Camaquã, RS. A Embrapa Clima Temperado é uma parceira tradicional do evento, fazendo parte da programação que aborda resultados, fala da valorização do arroz e projetará o mercado de 2017. A Unidade de pesquisas vai mostrar variedades genéticas desenvolvidas à cultura orizícola como a BRS Pampa e a BRS Pampeira.

A BRS Pampa é uma cultivar de porte moderno, filipino, de folhas eretas, com excelente perfilhamento e tolerância às principais doenças da cultura, que são a bruzone e a queima de bainhas. Outra característica é que ela é de ciclo precoce, apresenta em torno de 115 dias da emergência até a maturação, e possui média resistência a estresses abióticos, como toxidez de ferro e tolerância a frio. O foco dessa cultivar de arroz irrigado é a qualidade, mas a sua produtividade média é de 10 toneladas por hectare.

A BRS Pampeira é um arroz irrigado, de ciclo e estatura média, tem moderada tolerância ao acamamento, à debulha natural e à toxidez por ferro. Quanto à resistência às doenças típicas da cultura, é moderadamente resistente à mancha branca, das bainhas e dos grãos, além da doença escaldadura das folhas.

O Dia de Campo marca o 10º ano da empresa de sementes, que tem também o acompanhamento do Instituto Riograndense do Arroz (Irga). A Embrapa também irá apresentar resultados da adaptação de dez cultivares de soja em várzea.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024