Dia de campo aborda poda e manejo de frutíferas de clima temperado

A Epamig realiza no próximo dia 8 de agosto, um dia de campo totalmente voltado para os processos de poda e manejo de plantas frutíferas de clima temperado

26.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Assessoria de Comunicação Epamig

O evento vai ocorrer no Campo Experimental Risoleta Neves, em São João dei-Rei, região Sul de Minas Gerais. Na ocasião, o público vai se dividir em cinco estações para aprender sobre quatro culturas frutíferas diferentes e sobre pragas de modo geral. A entrada é gratuita e as inscrições poderão ser feitas no local.

A primeira estação vai abordar a poda e o manejo do pessegueiro. O pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) Sul, Ângelo Alvarenga, será responsável por conduzir as discussões sobre a fruta nativa da China que encontrou em Minas condições de solo e clima favoráveis. Já a segunda estação vai discutir os mesmos processos nas videiras sob o comando do pesquisador da Epamig Sul, Paulo Márcio Norberto.

A terceira estação vai se dedicar às figueiras. O técnico agrícola da Epamig Sul, Valter José da Silva, vai falar sobre manejo e poda de figos. A Pitaya será o assunto da quarta estação, fruta nativa de regiões da América Central e do México, mas muito apreciada por consumidores brasileiros. Por fim, a quinta estação vai abordar a importância das pragas na fruticultura. O pesquisador da Epamig Sul, Júlio César de Souza, será o responsável por falar sobre o tema.

Para o coordenador do evento, Paulo Márcio Norberto, um dia de campo dedicado à fruticultura vem para mostrar alternativas viáveis para produtores de pequenas e médias propriedades. Paulo explica que grande parte do público que vai ao dia de campo já está envolvida com a pecuária leiteira. A fruticultura seria uma possibilidade de diversificação da produção e da economia desses produtores.

“Hoje nós temos muitas pessoas interessadas em trabalhar com fruticultura, e essa é uma alternativa nova que a Epamig apresenta. Para quem já trabalha com leite essa é uma boa possibilidade de unir as atividades e melhorar a renda”, destaca Paulo.

O dia de campo será realizado em parceria com a Emater-MG, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a Universidade Federal de Lavras (UFLA). A Epamig é uma empresa vinculada à Secretaria de Agricultura, Agropecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024