Dia de Campo apresenta alternativas para otimizar utilização de terras baixas

Será realizado nesta sexta-feira (04/03) a quarta edição do Dia de Campo Regional Embrapa/Irga, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS)

02.03.2016 | 20:59 (UTC -3)
Fernando Gross

Será realizada nesta sexta-feira (04/03) a quarta edição do Dia de Campo Regional Embrapa/Irga, na sede da Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS). No evento serão apresentados resultados dos trabalhos e pesquisas desenvolvidos por meio de um convênio entre as duas instituições. O objetivo do Dia de Campo é mostrar, além da tradicional cultura do arroz, alternativas econômicas para terras baixas, possibilitando ao produtor um melhor aproveitamento destas áreas.

O Dia de Campo, que inicia às 8 horas, terá sete estações que apresentarão os resultados dos experimentos. Entre os temas que estarão sendo discutidos estão Integração Lavoura-Pecuária, melhoramento genético do arroz e manejo da irrigação; implantação e manejo do capim-sudão BRS Estribo e sementes certificadas. De acordo com o analista da Embrapa Pecuária Sul Marcelo Pilon, serão apresentados no Dia de Campo os resultados atualmente obtidos nas áreas de várzea que podem servir como possibilidade de otimização à cultura do arroz, buscando agregar mais renda ao produtor.

A Embrapa Pecuária Sul terá duas estações do evento. Uma delas, apresentada pelo pesquisador Gustavo Martins da Silva e pelo analista Marcelo Pilon, vai discutir a Integração Lavoura-Pecuária, atividade que pode ser ainda mais explorada pelos produtores de arroz. A outra estação vai apresentar a implantação e manejo do capim-sudão BRS Estribo, gramínea de verão, em terras baixas, coordenada pelo pesquisador Danilo Sant´Anna.

O Irga também terá duas estações. Uma delas trará o tema Sementes Certificadas de Arroz Irrigado, “visando mostrar as vantagens fisiológica e genética de usar a semente certificada em vez da conhecida semente 'bolsa branca'”, ressalta Juliano Brum de Quevedo, responsável pelo 24º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga. Já a outra estação do Instituto abordará o Melhoramento Genético, seus objetivos, avanços e perspectivas. Além disso, estarão à disposição dos produtores a Vitrine Cultivares Irga

Outras duas estações estarão a cargo da Embrapa Clima Temperado. Uma delas vai apresentar o uso do Camalhão de Base Larga, tecnologia que possibilita uma alternativa para rotação de culturas em terras baixas. O uso desta tecnologia viabiliza a utilização da várzea para o cultivo de outros grãos, como milho e soja, e de forrageiras, minimizando os riscos de perdas por alagamentos em decorrência das chuvas. A Embrapa Clima Temperado apresenta também outra estação, mostrando o melhoramento genético da empresa e o manejo de irrigação para arroz. Na última estação a empresa Rice Tec apresenta as cultivares de arroz que estão sendo lançadas. O evento conta com apoio das empresas Fracari Comercial e Sementes Simão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024