NOTÍCIAS

Dia de campo apresenta cultivar de batata a produtores de Vargem Grande do Sul-SP

  • 16/07/2018 |
  • Gustavo Porpino

Duas mil caixas de sementes da BRS F63 Camila, uma das recentes novidades em cultivar de batata da Embrapa, serão distribuídas para os bataticultores de São Paulo.ilizando um lote de duas mil caixas de sementes para os produtores de batata. - Foto: Fernan

A BRS F63 Camila, nova cultivar de batata desenvolvida pelo Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa, será apresentada a produtores rurais da região sudeste do estado de São Paulo em dia de campo a ser realizado em 25 de julho com saída às 8h da Gran Safra Cereais, localizada na Rodovia Vicente Botta (SP 267), 2376, em Vargem Grande do Sul (SP). A AGROSEM (Sociedade Cooperativa União Agrícola Canoinhas), empresa licenciada pela Embrapa, está disponibilizando um lote de duas mil caixas de sementes para os produtores de batata. Além da apresentação aos produtores, a Embrapa irá divulgar a batata BRS F63 Camila a atacadistas da Ceasa de Campinas (SP) e Ceagesp, em São Paulo (SP), nos dias 24 e 26 de julho respectivamente.

Lançada em março de 2015, a batata BRS F63 Camila é resultado de 11 anos de pesquisa da Embrapa Clima Temperado (Pelotas - RS), Embrapa Hortaliças (Brasília - DF) e Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa. A cultivar de batata BRS F63 Camila possui como diferenciais a resistência ao vírus Y, doença que causa degeneração das sementes e reduz a produtividade e a qualidade das lavouras. Com essa resistência, a cultivar garante maior número de multiplicações da semente, tornando-se mais barata e de melhor qualidade. Além de elevado rendimento de tubérculos com características comerciais, e por ter maior conteúdo de matéria seca, propicia maior vida útil dos tubérculos depois de colhidos.

Culinária

A BRS F63 Camila é versátil na culinária, tendo sido desenvolvida para atender às crescentes exigências dos consumidores brasileiros. É voltada à cocção e depois de cozida, apresenta textura firme. Nas análises sensoriais, apresentou sabor diferenciado e, por isso, também é indicada à cozinha especializada. "A expectativa é que atenda às demandas do produtor e satisfaça o consumidor", explica o pesquisador da Embrapa Arione Pereira, líder do Programa de Melhoramento Genético de Batata da Embrapa.

Rendimento

A BRS F63 Camila apresenta boa aparência de tubérculos, e quanto ao rendimento de tubérculos "chega a ser de até 10 a 20% superior à principal concorrente que está no mercado", estima o analista da Secretaria de Inovação e Negócios, Antônio Bortoletto, tendo como base as avaliações dos produtores que estão testando a cultivar.

As batatas têm pele amarela e lisa, formato ovalado, com olhos rasos, e polpa amarela clara. Apresenta ainda período de dormência e ciclo vegetativo médios. A nova cultivar é indicada para plantio na região Sul do país e nas épocas mais frias das demais regiões produtoras.

Informações adicionais:

Escritório de Canoinhas-SC da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa, pelos telefones (47) 3624-0127, (47) 3624-0195 ou (47) 3624-2077; ou pelo e-mail: spm.ecan@embrapa.br.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura