Dia de campo apresenta cultivares de soja para Alagoas

O objetivo é apresentar a soja como uma cultura de grande potencial para a diversificação da produção na região chamada de SEALBA

06.10.2016 | 20:59 (UTC -3)
Saulo Coelho

A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) promove na terça (11), em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura da Alagoas, um dia de campo para apresentar a produtores alagoanos os resultados preliminares da introdução e avaliação de 49 genótipos de soja para os Tabuleiros Costeiros e Agreste nordestinos.

O evento acontece das 8h às 12h na Fazenda Surubana, em Porto Calvo, município da Zona da Mata de Alagoas, distante 101 quilômetros de Maceió. São esperados cerca de 60 participantes, entre produtores rurais, empresários do setor sucroenergético e técnicos do setor público.

O objetivo é apresentar a soja como uma cultura de grande potencial para a diversificação da produção na região chamada de SEALBA, cujo nome representa as siglas de Sergipe, Alagoas e Bahia – recorte territorial com grande potencial de grãos para a diversificação de plantios. O grão pode ser um grande aliado na diminuição das áreas de monocultivo e no enfrentamento das crises que trazem queda de preço das commodities e perdas para os produtores.

Pesquisadores da Embrapa vão abordar a importância do Zoneamento Agrícola de Risco Climático da soja na para a região do SEALBA, o potencial da soja nos Tabuleiros Costeiros, resultados experimentais das avaliações de cultivares – com índices de produtividade maiores que as médias nacionais – e pragas da cultura. A programação encerra com uma visita ao ensaio de cultivares de soja montado na fazenda.

SERVIÇO
O que: Dia da Campo - Cultura da Soja nos Tabuleiros Costeiros de Alagoas
Onde: Fazenda Surubana – Porto Calvo-AL
Quando: 11 de outubro (terça)
Horário: 8h-12h
Quem: Hibernon Cavalcante Albuquerque, superintendente do Desenvolvimento Agropecuário da Seagri-AL / Marcelo Fernandes, chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Tabuleiros Costeiros
Informações: tabuleiros-costeiros.eventos@embrapa.br / (79) 4009-1316 / (82) 3261-1322


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024