NOTÍCIAS

Dia de campo apresenta nova cultivar de arroz da Embrapa

O objetivo é discutir alternativas de manejo da cultura do arroz e o uso de cultivares como estratégias de controle de plantas daninhas e altos rendimentos com qualidade superior de grãos. Foto: Dr Paulo Hideo Nakano Rangel (Embrapa Arroz e Feijão)

É a primeira cultivar resistente a herbicida do grupo das imidazolinonas, lançada para a região Tropical do Brasil e tem como características a precocidade, tolerância ao acamamento, alta produtividade e excelente qualidade industrial e culinária. Apresenta 61% de rendimento de grãos inteiros e renda de 73% em média.

Nesta quinta-feira, 9 de maio das 8h às 12h, em São Mateus-MA, será realizado dia de campo sobre manejo da cultura do arroz em sistema de sequeiro favorecido para apresentar a cultivar BRS A 702 CL, lançada pela Embrapa em 2018 e recomendada para regiões tropicais. O objetivo é discutir alternativas de manejo da cultura do arroz e o uso de cultivares como estratégias de controle de plantas daninhas e altos rendimentos com qualidade superior de grãos. O público participante do evento é formado por assistentes técnicos, professores, estudantes, industriais, extensionistas e produtores de arroz de sequeiro favorecido.

Na programação estão as palestras “Novas cultivares de arroz: BRS A 702 CL, BRS Pampeira e BRS Catiana – Diversificação do portfólio de cultivares da Embrapa para o Maranhão”, a ser ministrada pelo pesquisador Guilherme Abreu, da Embrapa Cocais; “Novas cultivares de arroz irrigado para o sistema convencional e Clearfield”, pelo pesquisador José Manoel Colombari, da Embrapa Arroz e Feijão; “Fatores para a obtenção de altas produtividades”, pelo analista Carlos Santiago, da Embrapa Cocais; “Conjuntura do arroz no Maranhão e no Brasil”, pelo representantes da Camil Alimentos, Alexandre Machado Vieira  e Luis Eduardo Reis; e “Produção e comercialização de sementes e o posicionamento de cultivares, pelo representante da UNIGGEL Sementes, Antônio Cezar.     

BRS A 702 CL – A nova cultivar da Embrapa apresenta ciclo curto, indo em média de 100 a 110 dias. Cerca de 20 a 25 dias (a menos) comparada às outras cultivares de ciclo médio, o que permite maior flexibilidade para o produtor em termos de escalonamento plantio e colheita. O novo arroz da Embrapa tem como outras características um potencial produtivo médio de 7.650 kg/ha, alta tolerância ao acamamento e um rendimento de 61% em termos de grãos inteiros. É também a primeira cultivar de arroz com a tecnologia Clearfield - CL (sistema de produção desenvolvido pelo grupo Basf) específica para a região tropical brasileira.

“Além das características que se requer numa cultivar, como produtividade e qualidade, esse material se diferencia por essas duas características: a precocidade e a tolerância ao herbicida Kifix, que é um herbicida de amplo espectro que controla praticamente todas as plantas daninhas que ocorrem na cultura do arroz. Além disso, é uma boa alternativa para o cultivo em sistema de produção de arroz irrigado e de várzea úmida”, explica o pesquisador Guilherme Abreu, da Embrapa Cocais.

Para mais informações sobre a cultivar, acesse link.

BRS Pampeira – Foi desenvolvida para suprir lacuna de cultivar de ciclo médio, com qualidade de grãos e elevado potencial produtivo. É originária do cruzamento simples, envolvendo a variedade IR 22 (genitor feminino), introduzida do Instituto Internacional de Pesquisa em Arroz - IRRI, e a linhagem CNA 8502, que visava reunir maior resistência à brusone, rusticidade, potencial produtivo e qualidade de grãos. 

Para mais informações sobre a cultivar, acesse link.

BRS Catiana - Cultivar de arroz irrigado, de grãos classe longo-fino, ciclo médio (116 dias para região tropical e 132 dias apra região subtropical. Recomendada para os estados de AL, BA, CE, GO, MA, MS, PA, PB, PE, PI, RJ, RN, RR, RS, SE, SP e TO. Destaca-se pela translucidez de seus grãos, com baixa incidência de centro branco, ou barriga branca. Boa soltabilidade e facilidade de cozimento. Cultivar de alta produtividade e alta tolerância ao acamamento.

Para mais informações sobre a cultivar, acesse link.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura