Dia de Campo da Agristar começa hoje com novidades para o setor de horticultura

Evento online começa hoje, 20/07, e segue até quinta-feira, sempre a partir das 19h

20.07.2021 | 20:59 (UTC -3)
Juliana Bonassa

O Open Field Day 2021 começa hoje, dia 20 de julho, a partir das 19h, por meio de lives, ao vivo, e segue até quinta-feira. A 2ª edição online do evento, que é referência para os lançamentos do ano em horticultura, traz as novidades das linhas profissionais Topseed Premium e Superseed, além de apresentações especiais sobre as culturas da melancia, do tomate e os melhoramentos de cenouras tropicais e alfaces. Haverá ainda a exibição de um caso real sobre o processamento de hortaliças e uma análise sobre as tendências de consumo.

As lives serão transmitidas no canal do YouTube da Agristar e também pelo Facebook da empresa. No dia 20 de julho, o evento virtual será dedicado às culturas de Bulbos e Raízes, com o especialista Samuel Sant’anna e Cucurbitáceas, com Rafael Zamboni, que apresentará a novidade que tem sido considerada uma tendência de mercado: a melancia Sun, de polpa amarela, sem sementes. “Ela tem uma média de peso entre 4 a 5 quilos e um sabor muito diferenciado”, destaca.

Entre as novidades em Bulbos e Raízes, Sant’anna falará sobre a cebola Canarana, voltada para a região Nordeste, com plantio indicado para o segundo semestre se estendendo até janeiro. “Trata-se de um novo material que agregará muito ao produtor, pois possui elevado potencial produtivo, com alto rendimento de bulbos de classificação caixa 3 e o grande diferencial está na qualidade de pele, pois apresenta coloração amarelo escuro”.

Na quarta-feira, dia 21 de julho, na segunda live do evento, a programação segue com Roberto Araújo que falará sobre as culturas do Cinturão Verde e Silvio Nakagawa sobre Folhosas e Brássicas. “Lançaremos as alfaces tipo especialidades, Frisby e Luminosa. A Frisby tem ganhado mercado tanto para o produtor que planta no campo como para hidroponia, além da alface roxa Luminosa que atende ao mercado do agricultor que vende por caixa ou por peso”, pontua Nakagawa.

Já no caso da couve-flor Nevasca, Nakagawa conta que o material é resultado de um trabalho de vários anos para adequação às mudanças no clima que vem se alterando ano a ano. “Desta forma, a Nevasca foi lançada com essa finalidade, em atender à instabilidade climática, além da necessidade de que o material fosse resistente a doenças”, explica o especialista.

Já sobre as culturas do Cinturão Verde, Roberto Araújo destacará o coentro Coimbra que, em pouco tempo de lançamento, já tem ganhado a preferência dos produtores que cultivam o produto, especialmente por apresentar forte resistência. “Não existe hoje no mercado um coentro com tanta resistência e tolerância ao pendoamento precoce como ele. Esse material aguenta 25 dias a mais no campo do que os demais coentros”, destaca. 

No último dia, 22 de julho, a live do evento será dedicada aos tomates e pimentões, com Thiago Teodoro. Na sua participação, o especialista abordará o tomate Evimeria que, além do seu completo pacote de resistências, apresentará outras vantagens como o tamanho do fruto e sua firmeza. Destaque também para o tomate Arezzo que, além de ser um fruto grande, possui um teto produtivo muito alto.

Já o grande lançamento do ano, de acordo com Teodoro, é o tomate Garra. “É voltado principalmente para o período de verão, é muito resistente a doenças de folhas e é um produto muito seguro para o produtor”, comenta.

Novidades da edição 2021

Para a edição deste ano do evento, a Agristar prepara uma série especial de temas de interesse dos produtores com pesquisadores da empresa e convidados.

A primeira live, no dia 20 de julho, trará dois temas especiais a serem tratados: “Melhoramento de cenouras tropicais” e “Melancias sem sementes e o uso de super-polinizador”. No dia 21 de julho será a vez dos temas “O mercado de processamento de hortaliças e tendência de consumo”, com o case La Vitta, empresa processadora de HFs, e “melhoramento da cultura da alface, buscando resistência ao míldio”. No último dia, 22 de julho, a live falará sobre “Como produzir tomates com maior segurança no período chuvoso”.

Serviço

Open Field Day 2021 da Agristar

Data: 20, 21 e 22 de julho de 2020

Horário: a partir das 19h

Links de acesso: www.youtube.com/agristardobrasil e www.facebook.com/agristardobrasil

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024