Dia de campo de inverno será no dia 2 de agosto

Durante o evento, a Embrapa e a Fundação Meridional farão o lançamento da cultivar de trigo BRS Atobá e da cultivar de triticale BRS Surubim

30.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Lebna Landgraf

A Embrapa Soja, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa promovem o Dia de Campo de Inverno, nesta sexta-feira, dia 2 de agosto, das 8h às 12h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, em Londrina (PR). Durante o evento, a Embrapa e a Fundação Meridional farão o lançamento da cultivar de trigo BRS Atobá e da cultivar de triticale BRS Surubim. 

Lançamentos

A BRS Atobá é uma cultivar de trigo melhorador de ciclo precoce com ampla adaptabilidade e estabilidade de rendimento de grãos no Paraná (regiões 1, 2 e 3 ) Santa Catarina (regiões 1 e 2), São Paulo (região 2) e em Mato e em Mato Grosso do Sul (região 3). De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, da Embrapa Soja, a cultivar apresenta porte baixo e boa tolerância ao acamamento e à germinação pré-colheita. 

Além disso, a cultivar apresenta excelente sanidade, tendo como diferencial a resistência ao oídio e moderadamente resistente à giberela, manchas foliares e ferrugem da folha. A cultivar é apenas suscetível à brusone.  “Por sua grande força de glúten, sua principal aplicação é na fabricação de pão industrial, mistura com farinhas fracas e produção de massas”, diz Bassoi. 

BRS Surubim 

A BRS Surubim é uma cultivar de triticale produtiva, de ciclo médio, grande estabilidade e excelente comportamento agronômico, pois incorpora características como rusticidade e resistência ao acamamento. A cultivar também apresenta ampla adaptação, sendo indicada para o Paraná (regiões 1, 2 e 3), São Paulo (região 2) e Santa Catarina (região 1 e 2). Com relação à sanidade, a cultivar apresenta resistência ao oídio e à ferrugem da folha, além de boa tolerância ao crestamento. É suscetível à brusone e à giberela. “Sua principal aplicação é a mistura na farinha de trigo para diversos usos, inclusive ração", afirma Bassoi. 

Estações técnicas 

A programação contará com cinco estações técnicas abordando temas relacionados à cultura do trigo e do milho. Serão abordados: cultivares de trigo e de triticale, ajuste fitotécnico das cultivares de trigo da Embrapa e a importância do trigo na diversificação do sistema de produção. Com relação à cultura do milho, o enfoque será sobre diagnóstico, danos e manejo do enfezamento em milho e controle de lagarta e percevejo em milho. 

Programação

8h: Recepção e entrega de material
8h30: Abertura e lançamento da cultivar de trigo BRS Atobá e cultivar de Triticale BRS Surubim
9h20 - 12h: Estações Técnicas: 
- Cultivares de trigo e triticale da Embrapa e Iapar
- Ajuste fitotécnico das cultivares de trigo da Embrapa
- A importância do trigo na diversificação do sistema de produção 
- Diagnóstico, danos e manejo do enfezamento em milho
-Controle de lagarta e percevejo em milho

SERVIÇO
Evento: Dia de Campo de Inverno
Data: 2 de agosto
Horário:  8h às 12h
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa Soja (estrada Carlos João Strass, s/n, Londrina/Paraná.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024