Dia de campo do feijão ocorre em Formosa (GO)

O objetivo é mostrar novas cultivares da Embrapa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e da Agronorte

19.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Rodrigo Peixoto​

O Grupo Técnico de Consultores de Feijão (GTEC-Feijão), com a coordenação da Syngenta, MIAC e Embrapa, realizará em 26 de julho, na Fazenda Boa Vista, em Formosa (GO), dia de campo para difundir novos conhecimentos e tecnologias disponíveis para o fortalecimento da cadeia produtiva do feijão no cerrado brasileiro (clique na figura ao lado para ver a programação). O objetivo é mostrar novas cultivares da Embrapa, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) e da Agronorte. Serão apresentadas também as contribuições de pesquisas acerca do manejo de pragas do feijoeiro e em máquinas e implementos agrícolas.

O dia de campo contará ainda com uma estação que tratará do sistema radicular e estruturação do solo. Sabe-se que o sistema radicular é um dos mais importantes agentes formadores do solo e pode-se aproveitar a eficiência de produção de raízes de plantas de cobertura, por exemplo, para melhorar a estrutura do solo; aprimorar o acúmulo de matéria orgânica no solo; e auxiliar a formação de agregados estáveis e de macroporosidade do solo. O benefício do cultivo de plantas de cobertura para esse fim se reflete em melhoria do fluxo de água e da aeração do solo, facilita o desenvolvimento de organismos vivos (microrganismos e fauna do solo), favorece o desenvolvimento e funcionamento radicular da cultura granífera a ser semeada.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024