Dia de Campo I Citros Tour aborda melhoramento genético em Capitão Poço (PA)

Os participantes percorrerão cinco áreas, sendo quatro propriedades de produtores parceiros e uma área de observação no campus na Ufra

04.10.2017 | 20:59 (UTC -3)
Kélem Cabral​

A Embrapa Amazônia Oriental e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) realizam no dia 5 de outubro, no município de Capitão Poço, o I Citros Tour, um dia de campo itinerante que percorrerá quatro propriedades e uma unidade de observação a ser instalada no campus da Ufra, tendo como foco as pesquisas de melhoramento genético para a cultura. O evento é aberto, gratuito e voltado a produtores, técnicos extencionistas, estudantes e demais atores da cadeia.

Capitão Poço é o principal produtor de citros da região e a citricultura paraense está entre as mais importantes do Brasil, com o diferencial de ser um dos poucos polos citrícolas na zona equatorial no mundo, com grande potencial de expansão e desenvolvimento econômico para o Pará.

Os participantes percorrerão cinco áreas, sendo quatro propriedades de produtores parceiros e uma área de observação no campus na Ufra, nas quais serão apresentados em campo, os resultados de pesquisas na área de melhoramento genético e avaliado o desempenho de combinações de copa/porta-enxerto de plantas mais adaptadas para a região e com características desejáveis para produtores e mercado, como tolerância a questões climáticas, pragas e doenças, conforme explicou Fábio Gurgel, pesquisador da Embrapa responsável pelo evento.

O I Citros Tour coincide com o início da primeira floração e frutificação das combinações copa/porta-enxerto em avaliação para assim visualizar e identificar os porta-enxertos que determinam melhor desempenho quanto à precocidade de produção de frutos, tendo como variedades copas para a Laranjeira pera e a Limeira Ácida Tahiti.

As inscrições podem ser feitas no dia do evento, diretamente no Campus da Ufra de Capitão Poço, local de saída do Citros Tour.

O evento é realizado pela Embrapa em parceria com a Ufra e apoio de Adepará, Emater, Sindicato dos Produtores Rurais de Capitão Poço e Prefeitura Municipal de Capitão Poço.

Melhoramento genético – O dia de campo é uma ação do programa de melhoramento genético de citros (PMG Citros), liderado nacionalmente pela Embrapa Mandioca e Fruticultura. No Pará, por meio da Embrapa Amazônia Oriental, o programa desenvolve ações desde de 2013 no município de Capitão Poço, maior produtor do estado. O objetivo é avaliar o desempenho de combinações copa/porta-enxerto explorando genótipos superiores selecionados pelo PMG Citros, em função de atributos de interesse relacionados à produção, qualidade de frutos e tolerância, entre outros.

 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024