Dia de campo promove hortaliças não convencionais (PANC) em São Paulo

​As hortaliças que integram o grupo das plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANC, serão destaques de um dia de campo organizado pela Embrapa

28.08.2018 | 20:59 (UTC -3)
Paula Rodrigues ​

As hortaliças que integram o grupo das plantas alimentícias não convencionais, conhecidas como PANC, serão destaques de um dia de campo organizado pela Embrapa, na próxima sexta-feira (31), das 9h30 às 12h30, em um sítio localizado na Ilha do Bororé, zona sul de São Paulo. O evento faz parte da programação do II Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC), que tem o objetivo de promover o cultivo e o consumo de espécies como vinagreira, taioba, azedinha, ora-pro-nóbis, jambu, cará-moela, peixinho, entre outras.

“Nossa proposta é aproximar produtores rurais de pesquisadores, profissionais da gastronomia e consumidores, para que as hortaliças PANC entrem com mais facilidade no circuito de comercialização e na mesa do brasileiro”, pondera o pesquisador Nuno Madeira, da Embrapa Hortaliças (Brasília, DF), que no dia de campo vai apresentar os resultados sobre sistemas de produção dessas espécies como, por exemplo, o plantio adensado e podas sucessivas para facilitar o manejo de ora-pro-nóbis.

O biólogo Valdely Kinupp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, vai falar sobre recursos genéticos vegetais e segurança alimentar do ponto de vista das hortaliças não convencionais. Já a pesquisadora Neide Botrel, da Embrapa Hortaliças, vai abordar detalhes da colheita, embalagem, refrigeração e vida útil. Para concluir o circuito do dia de campo, representantes locais vão contar a experiência de produção de hortaliças PANC na região e a inserção delas em sistemas agroflorestais.

Hortaliças PANC 

Além do sabor e do valor nutricional, as hortaliças não convencionais são espécies rústicas e bem adaptadas, que exigem poucos insumos e, por isso, podem ser boas opções de cultivo especialmente para agricultores familiares ou agricultores urbanos. “Elas apresentam um grande potencial, tanto do ponto de vista agronômico quanto culinário, apesar de pouco exploradas comercialmente. São espécies que se encaixam muito bem na proposta de quintais produtivos”, avalia Madeira.

Encontro Nacional 

Conheça a programação completa do II Encontro Nacional de Hortaliças Não Convencionais (HortPANC) em: https://www.embrapa.br/hortpanc. O evento é realizado pela Embrapa Hortaliças em parceria com o Horto Comunitário da Faculdade de Medicina da USP, o Instituto Kairós, o Centro de Nutrição Funcional e o Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo (MudaSP).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024