Dia de campo sobre banana acontece dia 12 de maio em Porto Velho, Rondônia

​A Embrapa Rondônia vai realizar o tradicional Dia de Campo de Banana no dia 12 de maio, a partir das 8h30, no reassentamento rural coletivo Vida Nova

26.04.2017 | 20:59 (UTC -3)
Renata Silva

A Embrapa Rondônia vai realizar o tradicional Dia de Campo de Banana no dia 12 de maio, a partir das 8h30, no reassentamento rural coletivo Vida Nova, localizado a 6,5 km do distrito de Nova Mutum – Porto Velho, sentido Acre, nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Jirau. Os participantes terão a oportunidade de conhecer os resultados dos experimentos conduzidos no mesmo local e também aproveitar a ocasião para trocar experiências e conhecimentos com outros produtores e a equipe técnica da Embrapa. A Entrada é gratuita e as inscrições serão feitas no local.

O público alvo do evento são os agricultores familiares, técnicos da extensão rural, estudantes de ciências agrárias e agentes de fomento, mas o Dia de Campo é aberto também à participação da comunidade em geral que tenha interesse em conhecer mais sobre o cultivo da banana, um dos frutos mais consumidos pela população brasileira, o que não é diferente no estado de Rondônia. Contudo, o estado ainda importa grande quantidade do fruto, o que torna as ações de promoção da cultura extremamente importantes para a bananicultura e para os consumidores.

Nesse sentido, o foco de trabalho da Embrapa é validar novas cultivares para as condições locais, trabalhar o manejo correto da cultura e o manejo fitossanitário, com destaque para os trabalhos de controle da broca gigante, sigatoka-negra e ao mal-do-panamá. A ação faz parte do Projeto Piloto de Uso da Faixa Deplecionável do reservatório da Usina Hidrelétrica Jirau (RO) e das Áreas de terra Firme de seu Entorno, uma parceria entre Embrapa Rondônia e a ESBR.

Aspectos econômicos

A banana, em termos de volume, é a segunda fruta mais produzida no Brasil, atrás apenas da laranja. Em 2015, a produção de banana foi de 6,8 milhões de toneladas, cujo valor da produção alcançou a cifra de 5,8 bilhões de reais. Os principais estados produtores, em quantidade produzida, são: Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pará (IBGE, 2015).

Na Região Norte, o estado do Pará figura como o maior produtor, respondendo por mais de 50% da produção, vindo em seguida os estados de Roraima e do Acre. Rondônia aparece em quarto lugar no ranking de produção de banana dos estados da Região Norte, com participação de 13% do total produzido. Apesar da baixa participação no contexto regional a banana é a principal fruta produzida no estado, cuja área colhida em 2016 foi de 7.748 hectares, com produção de 76 mil toneladas. Os principais municípios produtores desta fruta no estado são Porto Velho, Buritis, Cacoal e Jaru e as principais variedades plantadas em Rondônia são: banana-da-terra (banana de fritar), maçã, prata e nanica.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024