NOTÍCIAS

Dias de Campo apresentam cultivares de trigo no Cerrado

  • 15/06/2018 |
  • Joseani M. Antunes​

Trigo de sequeiro em safrinha após a soja - Foto: João Leonardo Pires

A expansão do cultivo de trigo safrinha no Cerrado brasileiro depende da oferta de cultivares com qualidade e produtividade, além da tolerância a estresses hídricos e à brusone. No mês de junho, a Embrapa atua na promoção de dois dias de campo voltados à produção de trigo de sequeiro em Brasília/DF em 19/06 (parceria Coopa-DF) e em Coromandel/MG no dia 29/06, (parceria Epamig).

Na programação do “Dia de Campo de Trigo Safrinha”, em 19/06, promovido pela Coopa-DF em parceria com a Embrapa (unidades Trigo e Cerrados), será apresentado o trigo BRS 404, apontado questões de manejo e cuidados com a cultivar. De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo, Jorge Chagas, a área no entorno do DF oscila em oito mil hectares de trigo, mais da metade em sistema de sequeiro, com 80% da área utilizando cultivares Embrapa. Somente na área da Coopa-DF são mais de 3.200 hectares de trigo destinados ao moinho da cooperativa. 

“No período de safrinha, após a colheita da soja principalmente, o trigo tem conquistado mais espaço a cada ano, já que apresenta resultados melhores que o milho safrinha”, avalia o pesquisador. O dia de campo acontece no módulo 11, área E do PAD/DF e inicia às 8h30. Informações através do telefone 61-3339-6500.

No dia 29/06, o “Dia de Campo Trigo Sequeiro: alternativa para o Cerrado”, promovido pela Epamig e Embrapa Trigo, na Fazenda Rio Brilhante, município de Coromandel/MG, além de cultivares, também serão apresentados temas como controle de brusone, zoneamento agrícola, qualidade e comercialização de trigo. Minas Gerais conta com 85 mil hectares de trigo nesta safra (Conab, maio 2018), com 80% dos cultivos em sistema de sequeiro. A programação inicia às 14h. Informações através do telefone 34-3371-7600 e 3231-8555.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura