Diretor Geral do IICA participou da conferência da Corteva sobre o futuro da agricultura

O IICA foi o único organismo internacional presente em uma conferência de especialistas que analisou o futuro da agricultura

21.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
IICA

O Diretor Geral do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Manuel Otero, participou das cerimônias do Prêmio Mundial da Alimentação, em Des Moines, Iowa, nos Estados Unidos, onde assistiu como convidado a uma conferência de especialistas organizada pela Corteva Agriscience e encabeçou o lançamento da segunda edição do livro Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo.

A conferência, na qual Otero se reuniu com o CEO da Corteva Agriscience, Jim Collins, juntou especialistas dos Estados Unidos e do mundo para tratar de temas relacionados com o futuro da agricultura e os impactos das mudanças climáticas, entre eles altos executivos da companhia, representantes de universidades norte-americanas e de associações de produtores agropecuários.

“Foi um encontro extremamente rico e produtivo, com sessões de trabalho que reuniram 30 dirigentes do mais alto nível, relacionados com a agricultura, tanto no plano acadêmico como de organizações de produtores de milho, de suínos e de grandes universidades norte-americanas, assim como os principais executivos da Corteva Agriscience”, afirmou Otero.

Fruto de uma crescente aliança entre a Corteva Agriscience e o IICA, Collins e Otero apresentaram em Iowa, em paralelo às cerimônias do Prêmio Mundial da Alimentação, a segunda edição do livro Lutadoras – Mulheres Rurais no Mundo.

Ampliada e corrigida, a nova edição da publicação, uma referência e fonte de consulta permanente sobre a situação das mulheres no campo e estratégias para melhorar suas condições de vida, inclui artigos da copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, Melinda Gates, e das ministras encarregadas pela Agricultura da Alemanha e do Brasil, Julia Klöckner e Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

O livro, que conta com fotografias do laureado fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado, esmiúça  dados e estatísticas por meio de textos inéditos e visões originais baseadas em experiências professionais e pessoais, e responde o porquê é urgente criar oportunidades para empoderar as habitantes do campo.

Como parte de sua agenda e com a temática de alianças, institucionalidade, comunicação e incentivos de políticas abordados no encontro com o CEO da Corteva, Otero teve reuniões separadas com o ex-secretário de Agricultura dos Estados Unidos e ex-governador de Iowa, Tom Vilsack, atual presidente do Conselho de Exportadores de Leite dos Estados Unidos, e com o Embaixador Kenneth Quinn, Presidente da Fundação do Prêmio Mundial da Alimentação.

Em paralelo, o Subdiretor Geral do IICA, Lloyd Day, participou de reuniões na Universidade do Estado de Iowa. Com esta instituição de referência em temas agrícolas, o IICA manteve um acordo focado em inovação tecnológica vinculada às sementes, segurança alimentar e veterinária.

 “As reuniões com as principais autoridades da Universidade do Estado de Iowa servem para que o IICA atue como ponte para compartilhar o conhecimento valioso por esta prestigiada casa de estudos com os países membros do organismo”, afirmou Day.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024