Disponível Sistema de Produção de Milho para Zona da Mata e Agreste do NE

Produtores de milho, assistentes técnicos e extensionistas do Nordeste já têm á disposição na Internet um repositório completo com informações sobre o cultivo do grão em todos os seus es

12.07.2017 | 20:59 (UTC -3)
Saulo Coelho​

Produtores de milho, assistentes técnicos e extensionistas do Nordeste já têm á disposição na Internet um repositório completo com informações sobre o cultivo do grão em todos os seus estágios. A Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) acaba de lançar o Sistema de Produção de Milho para a Zona da Mata e Agreste Nordestinos.

Com informações organizadas de forma acessível e didática, o sistema traz o passo a passo para a cultura do milho na região, com dados e procedimentos de todas as etapas do cultivo. O produtor irá encontrar explicações detalhadas e completas sobre a escolha de cultivares e variedades, preparo de sementes, adubação e preparo geral do solo, controle e combate a pragas e doenças, manejo de plantas daninhas e colheita.

Dados técnicos aprofundados sobre o desempenho produtivo e econômico da cultura estão disponíveis na seção 'Coeficientes Técnicos', e questões relativas à importância do grão para a região são encontrados em 'Aspectos Socioeconômicos'. Isso torna o Sistema de Produção de Milho para a Zona da Mata e Agreste Nordestinos relevante, também, para pesquisadores, professores e alunos de ciências agrárias em geral.

O milho é o grão de maior relevância econômica e social para a região Nordeste. É essencial para diversas cadeias produtivas alimentares – humana e animal –, com intenso efeito multiplicador na geração de renda. Os produtores da região apresentam níveis de tecnificação completamente diversos. Sergipe tem grande destaque no ranking produtivo, com aumento exponencial da produtividade nos últimos 15 anos, seguido da Bahia.

A editoria técnica do Sistema de Produção de Milho para a Zona da Mata e Agreste Nordestinos ficou a cargo do pesquisador Edson Patto Pacheco, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que contou com a colaboração diversos pesquisadores, analistas e bolsistas de unidades da Embrapa.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024