NOTÍCIAS

Distrito Federal se destaca na produção de sementes de soja de alta qualidade

A maior parte das sementes produzidas no DF, segundo o estudo, é destinada a produtores do Centro-Oeste, especialmente no estado de Mato Grosso. – Foto: Tony Oliveira/CNA

A produção de sementes de soja de alta qualidade ganha destaque como opção entre agricultores do Distrito Federal. Nos anos de 2017 e 2018, por exemplo, mais de 30% ou cerca de 27 mil hectares da produção total da região já era destinada a este segmento. O mapeamento foi feito pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no estudo Cenário da Produção, Comercialização e Logística de Semente de Soja no DF, publicado na segunda-feira (06/01).

A maior parte das sementes produzidas no DF, segundo o estudo, é destinada a produtores do Centro-Oeste, especialmente no estado de Mato Grosso. Isso porque a utilização de semente certificada contribui para a produtividade da lavoura e configura-se como um dos principais insumos na produção agrícola, e o DF, neste quesito, vem se destacando no cenário do agronegócio brasileiro, com a obtenção de índices superiores à média nacional, acima de 3.300 kg/ha.

As análises mostram ainda que a produção da leguminosa no Planalto Central não é muito expressiva em termos de volume, se comparada ao cenário nacional, algo próximo a 0,2% ou 250 mil toneladas. No entanto, a regularidade do clima aliada à adoção de modernas práticas agrícolas e de melhoramento genético, têm contribuído significativamente para o destaque na produção de sementes altamente produtivas.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura