Divisão de Agricultura da Hexagon reforça parcerias e amplia atuação pelo mundo

Com novas uniões feitas no Japão e Uruguai, meta de novos parceiros em 2020 já foi batida

25.06.2020 | 20:59 (UTC -3)
Letícia Lichacovski Madalozzo

Na visão de grande empresas, formar parcerias é uma forma de aumentar a competitividade no mercado, a nível internacional, com menos burocracias, agregando inteligência regional na prospecção e desenvolvimento de negócios. A estratégia tem funcionado de forma eficaz para a divisão de Agricultura da Hexagon. Recentemente, a empresa firmou novas parcerias no Japão, com a Agri Info Design, e no Uruguai, com a SolAgro SRL. "Além desses países, hoje temos atuação, através de parceiros, na Ucrânia, África do Sul, Cazaquistão, Austrália, Tailândia, Argentina, Colômbia e Equador. No Brasil, estamos presentes em todas as regiões agrícolas do país", revela o presidente da divisão, Bernardo de Castro.

Uma dessas uniões nacionais é com a fabricante florestal Komatsu, de Suzano (SP). Dessa parceria, iniciada em 2015, surgiu a plantadeira mecanizada. A D61 Planter Komatsu é um equipamento que abre a nova fase do setor por passar o plantio de manual para mecanizado. Com a tecnologia Hexagon, o gerenciamento das plantas fica totalmente automatizado, onde ocorre a canalização da muda, abertura da cova, alimentação da muda, fechamento da cova, compactação do solo e irrigação. Dessa forma, a velocidade atingida é de três plantas a cada 12 segundos, chegando a plantar mais de 900 mudas por hora.

"Ainda queremos explorar outras áreas, visando também mais benefícios ao consumidor final. Esse ano, firmamos uma parceria com uma cooperativa forte, com sede em São Paulo, que atua no Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul", adianta Castro. O diferencial de parcerias com cooperativas é que os cooperados terão participação nos lucros, além de facilitações em financiamento.

O dinamismo do setor  permitiu à divisão de agricultura da Hexagon a bater a meta de parcerias fechadas para o ano, mesmo no cenário atual. "A estratégia acaba sendo tão importante que definimos metas específicas dentro desse contexto por aqui. Mas gostamos de superar expectativas e ir além de limites pré-estabelecidos", comemora o presidente. 

Como estabelecer parcerias

"O primeiro passo é definir, dentro da estratégia da empresa, o que é uma parceria. Na concepção da Hexagon, parceiros são aqueles que se beneficiam com a empresa da oferta ou uso das nossas tecnologias e produtos. Ou seja, são distribuidores/revendedores que enriquecem o portfólio de ofertas; fabricantes que agregam tecnologia às máquinas; clientes finais que utilizam a tecnologia a favor dos tão buscados benefícios da agricultura de precisão e agricultura digital", explica o Bernardo. Otimizar processos na agricultura pode significar, segundo Castro, economias superiores a 20% em insumos aplicados e  10% em custos com mecanização.  

"Temos que pensar nos parceiros como embaixadores da nossa marca, fortalecendo a relação e criando um network que traga consistência às vendas e um ambiente que deixe claro os retornos do uso da tecnologia", orienta. "Para isso, temos que ofertar a capacitação necessária e toda a nossa estrutura e formas de atendimento e suporte (comercial, engenharia, consultoria), para que cada parceiro conheça os produtos à fundo e explore ao máximo suas capacidades", complementa.

"O foco é fortalecer cada vez mais as parcerias recentemente desenvolvidas, pois na maioria das regiões o potencial para crescimento de negócios é enorme e, com isso, buscar novos embaixadores para multiplicar nossa força de vendas", encerra Castro.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024