Dormência em fruticultura de clima temperado é tema de seminário

Outro assunto abordado será o panorama sobre a situação da maçã no Brasil

05.07.2019 | 20:59 (UTC -3)
Thais Boa Nova

A Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS)  realiza na próxima terça-feira (09/07) um Seminário sobre Fruticultura para debater a dormência em culturas frutíferas, um importante tema para a cadeia produtiva de culturas de clima temperado. Outro assunto abordado será o panorama sobre a situação da maçã no Brasil. O seminário contará com a participação de convidados especiais, um pesquisador israelense Amnon Erez e técnicos da EPAGRI/SC. A agenda acontece no Auditório de Transferência de Tecnologia (TT) da Embrapa, em sua sede, à BR 392, km78, durante toda a tarde.

Os temas que fazem parte da programação são Dormência e superação de dormência em fruteiras de clima temperado, apresentado às 13h30, pelo pesquisador Amnon Erez, uma referência em pesquisa desta área.E também às 15h30, será apresentado Panorama sobre a situação da maçã no Brasil, com a presença dos pesquisadores Marcelo Couto e Marcus Kvitschal, da Estação Experimental de Caçador, EPAGRI/SC.

Para a pesquisadora Maria do Carmo Bassols Raseira, da área de melhoramento genético de frutíferas, debater sobre esse assunto é fundamental porque que as mudanças climáticas estão cada vez mais afetando a dormência das plantas. "Vamos ter conhecimento sobre as principais questões sobre a dormência, especialmente como superar a dormência de frutíferas conduzidas em regiões com clima tipicamente temperado", disse Raseira.

Já a apresentação sobre o Panorama da Maçã no Brasil, é uma forma de apresentar a atual situação do cultivo. "O pesquisador Erez participou da introdução e  desenvolvimento de estudos sobre esse cultivo no país”, destaca Raseira sobre a importância de troca de experiência com o especialista.

Essa ação é uma realização da Embrapa Clima Temperado e pretende promover o intercâmbio de experiências entre pesquisadores, agroindustriários, técnicos e produtores de pêssego da região de Pelotas/RS.
 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024