Dourados (MS) recebe maior feira voltada à agricultura familiar do estado

A Tecnofam é realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com o Governo do Estado

06.03.2020 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa Agropecuária Oeste​

Dourados recebe entre os dias 7 e 9 de abril a maior feira voltada à agricultura familiar do Mato Grosso do Sul. A 4ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar) espera reunir cerca de três mil pessoas entre agricultores familiares e técnicos, para conhecer as potencialidades da área. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (06), em Campo Grande.

A Tecnofam é realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). Durante os três dias os participantes poderão conhecer tecnologias e novidades para o setor, participar de capacitações com tecnologias e conhecimentos diversos para que possam ser aplicados tanto para seu sustento como para geração de renda, de forma sustentável.

No estande do Governo de Mato Grosso do Sul serão realizadas oficinas práticas, palestras e orientações técnicas por servidores da Semagro e suas vinculadas, Agraer, Imasul e Iagro. Entre as ações estão preparação de tempero a partir de plantas medicinais e aromáticas, arranjos florais com plantas tropicais, criação e abelhas sem ferrão, cultivo de goiabeiras, entre outros. 

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck destaca que Mato Grosso do Sul tem 70,9 mil famílias inseridas na agricultura familiar. “O Governo do Estado tem trabalhado para regularizar esses negócios e dar a oportunidade de aumentar de os produtores familiares aumentarem a produção com qualidade e sustentabilidade”, afirma. 

Na última edição, em 2018, foram mais de 2800 participantes, vindos de 11 estados brasileiros e 101 municípios - destes, 68 municípios de Mato Grosso do Sul.  “A Tecnofam pretende disponibilizar diversas tecnologias para o agricultor familiar, em favor da geração de renda, aumento de produtividade e qualidade de vida no campo”, disse o Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira.

Nelson Fraga, superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste) ressaltou que junto com as instituições parceiras busca ações para fortalecer o estado e os setores que produzem. Presidente da Famasul, Maurício Saito destacou que com orgulho Mato Grosso do Sul é bom em aplicar tecnologias e pesquisa na produção e que o Senar/MS está a disposição com intuito de atender 5 mil propriedades em 2020. 

Entre os apoiadores estão diversas Unidades da Embrapa, Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul (Apoms), Sebrae, Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados. A Tecnofam 2020 recebe Apoio da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Agrocinco, Sicredi e Sistema OCB/MS.

Tecnofam 2020 

Quando: 7 a 9 de abril de 2020 

Onde: Embrapa Agropecuária Oeste, km 253,6 da rodovia BR-163, em Dourados (MS)

Saiba mais no link


Compartilhar

Mosaic Performa Bio Marco