​Dr. Leones Almeida, da TMG, é eleito o Personagem Soja Brasil 2016/2017

Com premiação realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), o concurso cultural Personagem Soja Brasil 2016/2017 premiou os vencedores desta temporada

31.03.2017 | 20:59 (UTC -3)
Dayane Pozzer

Com premiação realizada nesta quarta-feira (29), em Brasília (DF), o concurso cultural Personagem Soja Brasil 2016/2017 premiou os vencedores desta temporada. O melhorista da Tropical Melhoramento & Genética (TMG), Leones Alves de Almeida, recebeu o prêmio na categoria Pesquisador pela sua contribuição à cultura da soja no Brasil em mais de 43 anos de pesquisa em melhoramento genético. O projeto é realizado pelo Canal Rural e Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja, apoio institucional e patrocínio de entidades e empresas.

D. Leones é engenheiro agrônomo formado em 1974, com doutorado nos Estados Unidos. A partir dos anos 70, teve papel fundamental no desenvolvimento de variedades de soja que se adaptaram à região central do Brasil. Ao longo dos anos de trabalho e dedicação, tornou-se um dos principais melhoristas do Brasil responsáveis por implantar a cultura do Rio Grande do Sul a Roraima e, junto a sua equipe, solucionou, principalmente, os problemas causados pela doença cranco da haste. Na entrevista concedida para os trabalhos de divulgação no início do concurso, Dr. Leones destacou que “o trabalho de melhoramento demora muito e é contínuo, exige muita dedicação, é ciência e arte”.

Quatro produtores e quatro pesquisadores, indicados por parceiros e patrocinadores do concurso, concorreram ao prêmio, que está na terceira edição. Ao final, foram premiados três participantes, um escolhido através de votação popular – produtor rural Sidney Fujivara, de Capão Bonito (SP) -, e outros dois, escolhidos pela comissão julgadora – agricultor Rogério Vian e o pesquisador da TMG, Leones Almeida.

O objetivo da premiação é valorizar produtores e profissionais que fazem da soja o principal produto do agronegócio brasileiro, que se destacaram por inovar e desenvolver o setor. “Foi uma imensa satisfação receber o prêmio e ter esse reconhecimento de todos que votaram e da comissão julgadora. Agradeço a todos os participantes, a cada um que votou, organizadores e parceiros do concurso, e também parabenizo os demais indicados e eleitos. Estou muito feliz”, disse o premiado.

A organização do concurso divulgou que nesta temporada mais de 10 mil pessoas ligadas à cadeia produtiva da soja participaram da votação que foi recorde. Os indicados tiveram suas histórias contadas através de vídeos divulgados na página do Personagem Soja Brasil. A premiação fez parte do encerramento do Projeto Soja Brasil, uma parceria da Aprosoja Brasil, Canal Rural com patrocínio da Basf e Mitsubishi.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024