Drone gigante e trator autônomo são apresentados pela John Deere na Agritechnica

Dois produtos chamam atenção dos visitantes no estande da John Deere, na Agritechnica: o trator elétrico autônomo e o drone de alta capacidade, denominado VoloDrone

14.11.2019 | 20:59 (UTC -3)
Revista Cultivar

A John Deere levou para a Agritechnica deste ano várias novidades ligadas à agricultura de Precisão, no espaço denominado Zona Tecnológica do Futuro. Nove desenvolvimentos de produtos diferentes e projetos de pesquisa nas áreas de eletrificação, autonomia por meio da automação e inteligência artificial mostram como a agricultura poderia funcionar de maneira ainda mais sustentável e produtiva no futuro.

Dois produtos chamam atenção dos visitantes: o trator elétrico autônomo e o drone de alta capacidade, denominado VoloDrone.

TRATOR AUTÔNOMO

O trator elétrico autônomo, uma das atrações da feira, é um novo conceito de trator autônomo da John Deere que possui uma unidade de acionamento elétrico muito compacta com acessório integrado. O trator tem uma potência total de 500kW e pode ser equipado com rodas ou esteiras. O lastro flexível de 5 a 15 toneladas é possível, dependendo da aplicação, para ajudar a reduzir a compactação do solo. Graças ao acionamento elétrico, não há emissões de poluentes durante a operação e os níveis de ruído são extremamente baixos. Outras vantagens prometida pela John Deere são resistência e baixos custos de manutenção.

O trator tem uma potência total de 500kW
O trator tem uma potência total de 500kW

VOLO DRONE

O outro destaque é o VoloDrone, um drone grande, desenvolvido em conjunto com a empresa Volocopter. Ele tem um diâmetro de 9,2m e é alimentado por 18 rotores. Possui um acionamento totalmente elétrico com baterias substituíveis de íons de lítio. Uma carga de bateria permite um tempo de vôo de até 30 minutos, e ele pode ser operado remota e automaticamente, em uma rota pré-programada. A estrutura do drone está equipada com um sistema flexível de conexão de carga útil padronizada de até 200kg. Isso significa que diferentes dispositivos podem ser montados na estrutura, dependendo da aplicação. Para proteção das culturas, o drone grande é equipado com dois tanques de líquidos, uma bomba e uma barra de pulverização. Os voos podem ser realizados em baixas alturas e é possível realizar a cobertura de uma área de até 6ha/h.

Esse primeiro grande drone agrícola é o resultado de uma colaboração entre a John Deere, que traz conhecimento das necessidades dos agricultores, e o pioneiro da Urban Air Mobility Volocopter, cujos taxis voadores formam a base tecnológica do VoloDrone.
Ambas as empresas veem um grande potencial para o uso do VoloDrone na agricultura, com capacidades que variam de topografia difícil a maior eficiência no uso de agentes de proteção de culturas. Testes apropriados de voo e aplicação serão realizados com o pulverizador VoloDrone durante a próxima safra.

Com 18 rotores, 30 minutos de autonomia de voo e 200kg de carga útil
Com 18 rotores, 30 minutos de autonomia de voo e 200kg de carga útil

MAIS NOVIDADES

Outras novidades de alta tecnologia também estão sendo apresentadas na Zona Tecnológica do Futuro, da John Deere, na Agritechnica 2019. Entre eles estão o eAutoPowr, a primeira transmissão continuamente variável com uma divisão de potência eletromecânica, que levou a medalha de ouro da feira. Também são destaques no espaço um pulverizador autônomo, trator elétrico semi-autônomo; Inteligência Artificial Tecnologia Blue River e a cabine de comando do futuro, onde a John Deere apresenta um conceito operacional completamente novo. Ao integrar dados climáticos em tempo real, pré-configurações individuais e procedimentos de gerenciamento de tarefas, a cabine se torna o centro de comando para operações agrícolas.

Cabine de comando do futuro com conceito operacional completamente novo
Cabine de comando do futuro com conceito operacional completamente novo


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024