​DuPont premia os campeões nacionais de produtividade de milho-safrinha

Programa Colhendo Rentabilidade reuniu em Goiânia produtores finalistas do torneio, vencido por Augusto Pegoraro, Fausto Batista e Evandro Peixoto

31.10.2016 | 21:59 (UTC -3)
Fernanda Campos

As empresas DuPont Proteção de Cultivos e DuPont Pioneer divulgaram em Goiânia os vencedores do Programa Colhendo Rentabilidade um concurso voltado a produtores de milho-safrinha das regiões Brasil Central e Triângulo Mineiro. Os campeões foram os agricultores Augusto Pegoraro, Fausto Pereira Batista e Evandro Pagnoncelli Peixoto. Pegoraro sagrou-se campeão nacional, enquanto Pereira e Pagnoncelli ganharam nas regiões Triângulo Mineiro e Brasil Central, respectivamente.

Entre 60 produtores finalistas, Augusto Pegoraro, da cidade de Silvânia (GO), obteve a marca-recorde da edição 2016 do concurso, de 199,08 sacas de milho por hectare. Fausto Pereira, de Uberaba (MG), colheu 149 sacas/ha e Evandro Pagnoncelli, de Chapadão do Céu (GO), atingiu 144,29 sacas/ha.

De acordo com o gerente de marketing de inseticidas da DuPont para o mercado de cereais, Ivan Jarussi, os produtores inscritos no Programa Colhendo Rentabilidade reservaram uma área de 10 hectares em suas propriedades para o cultivo de milho na safrinha. O manejo produtivo dessas lavouras foi baseado no plantio de sementes da DuPont Pioneer e no uso de tecnologias da DuPont Proteção de Cultivos, para controle de doenças, pragas e plantas daninhas.

Cada lavoura participante do programa, assinala Jarussi, foi inspecionada ao longo do processo produtivo por uma equipe de representantes comerciais da DuPont Proteção de Cultivos e DuPont Pioneer.

“O concurso permite às empresas e aos agricultores compartilhar conhecimento e desenvolver metodologias inovadoras, em busca de maiores produtividades", ressalta Ivan Jarussi. “A tendência é de que muitas experiências realizadas nessas lavouras sejam implementadas nas safras seguintes", conclui o engenheiro agrônomo da DuPont.

Além do Programa Colhendo Rentabilidade a DuPont Proteção de Cultivos investe anualmente nos concursos similares DuPont Colheita Farta Soja e DuPont Colheita Farta Café. Este último terá os vencedores da edição 2016 conhecidos no final deste mês, durante um evento que acontecerá na cidade paulista de Ribeirão Preto (SP).

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024