Efeito das geadas marca último levantamento da safra de grãos de Santa Catarina

As geadas ocorridas recentemente em vários estados da região Sul provocaram muitos prejuízos para os agricultores

19.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Até o final desta semana (21/08), os dados da produção de grãos do estado serão conhecidos e posteriormente compilados para o 12º Levantamento da Safra de Grãos 2020/21 que fecha o ciclo no anúncio do dia 9 de setembro. 

Os técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab) estão contatando instituições estaduais e municipais parceiras no trabalho de pesquisa da safra, sempre observando a recomendação da Organização Mundial da Saúde, para o contato de forma remota.

A cultura de destaque no momento é o trigo, que se encontra em pleno desenvolvimento vegetativo. As geadas ocorridas recentemente em vários estados da região Sul provocaram muitos prejuízos para os agricultores.

Entretanto, no estado, onde o inverno é mais rigoroso, as geadas não comprometeram mais que 2% das áreas semeadas, concentradas, sobretudo, em baixadas e lavouras implantadas fora do período recomendado.

Entre os itens avaliados, estão, além de produção, produtividade e áreas cultivadas, as condições climáticas, semente utilizada, percentual previsto de plantio e colheita de outras culturas, variáveis que implicam no resultado final da safra. 

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024