Eficiência no trigo é tema de discussão no WinterShow

A Embrapa Trigo participa da programação técnica e demonstração de forragens no campo

16.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

O painel “Trigo: sua importância e seus desafios” abriu a programação do WinterShow 2019, que acontece de 15 a 17 de outubro, na cooperativa Agrária, em Entre Rios, PR. A Embrapa Trigo participa da programação técnica e demonstração de forragens no campo.

A média de rendimento no trigo no Brasil é de 3 mil kg/ha. Estima-se que apenas 55% do potencial de rendimento das cultivares é obtido nas lavouras. Um estudo buscou identificar as causas desta diferença considerando o melhor uso da tecnologia disponível sem perder o equilíbrio entre o manejo e a renda bruta do produtor. Durante o curso de Doutorado em Agronomia pela UFPR, a analista da Embrapa Trigo Vladirene Vieira avaliou a eficiência técnica e os custos de produção de 65 lavouras durante três safras: 2013, 2014 e 2015. A pesquisa teve como base a cooperativa Agrária, que atende 115 mil hectares em 14 municípios na região centro-sul do Paraná.

Durante o painel “Trigo: sua importância e seus desafios” foram apresentados resultados da tese de doutorado avaliando, com dados de lavouras, a relação de diferentes itens do custo de produção de trigo e do rendimento de grãos com a variabilidade da margem bruta do cultivo do trigo. 

De acordo com a pesquisa, os principais fatores atribuídos aos melhores resultados na produção de trigo foram os ajustes no manejo, como adubação, população de plantas e uso de defensivos. Na avaliação econômica, o estudo indicou que os custos com fungicidas podem causar desequilíbrio nas contas: “Algumas lavouras gastaram o dobro de fungicidas na mesma safra e na mesma região. Lavouras que tiveram maior investimento com fungicidas, resultaram em maior rendimento de grãos, mas não apresentaram o melhor retorno econômico. É preciso equilibrar custo e renda final”, avalia Vladirene Vieira. 

A pesquisadora destaca que o conhecimento técnico pode garantir melhor retorno do que somente o investimento em insumos: “Grupos de lavouras analisadas mostravam mesmo teto de rendimento com perfil de custos diferentes, ou seja, algumas lavouras gastavam mais para alcançar o mesmo rendimento. As lavouras que tiveram melhor desempenho podem ter feito escolhas de manejo que contribuem para reduzir custos, com melhorias no sistema de produção como controle de plantas daninhas ou aperfeiçoamento na qualidade do solo que permitiram altos rendimentos a menor custo”, alerta Vladirene Vieira.

O painel fez parte do lançamento da campanha “Plante Trigo”, que busca incentivar a retomada do cultivo do trigo entre os cooperados da Agrária. Também participaram do painel na manhã do dia 15/10, os pesquisadores Juliano Almeida, da FAPA/Agrária e Claudio Kapp Junior, da Fundação ABC. 

Opções forrageiras

Na área de campo do WinterShow a Embrapa Trigo apresenta opções de forragens de inverno com as cultivares de triticale (BRS Saturno), centeio (BRS Progresso) e aveia (BRS Madrugada e Embrapa 139).


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024