Elevadas temperaturas podem impactar na produção de alface

Com alta demanda de consumo na estação, cuidados no manejo são essenciais para garantir a qualidade da produção da folhosa

24.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Suelen de Paula

Boletim publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostrou que o preço da alface sofreu aumento em todas as Centrais de Abastecimento (Ceasa) estaduais durante o mês de novembro devido ao maior consumo. As elevações giraram entre 5,56% e 56,25%, em comparação ao mês de outubro.

Apesar da grande procura, as variações climáticas no verão, estação marcada por altas temperaturas e grandes volumes de chuva, podem impactar negativamente no desenvolvimento das folhosas, caso não seja dada a devida importância ao manejo nutricional. Além da adubação de base, as aplicações complementares de micronutrientes como cobre, ferro, manganês e boro, os quais participam de várias funções fisiológicas dessas plantas, possibilitam um adequado desenvolvimento das plantas, viabilizando ao produtor atender com qualidade e quantidade a demanda do mercado nesta época do ano.

De acordo com o engenheiro agrônomo Marcos Revoredo, gerente técnico especializado em hortifrúti da Alltech Crop Science, o adequado fornecimento destes nutrientes é um grande aliado. “Essa utilização promove uma redução do estresse fisiológico da planta, propiciando um crescimento mais equilibrado, desenvolvendo mais raízes, melhor desenvolvimento vegetativo e melhor resistência às variações climáticas”, ressalta.

Outro benefício da utilização dessas soluções é a melhoria dos aspectos qualitativos da alface. “A planta com adequados níveis foliares de Cálcio e Magnésio, tem melhor qualidade de folhas, visto que o Cálcio está relacionado a formação da parede celular, reduzindo assim danos fisiológicos como a queima de borda, quando deficiente por este importante elemento; e o Magnésio que participa da formação da clorofila, relacionada ao vigor vegetativo. Isso faz com que o agricultor tenha maior produtividade, assim como a qualidade e aspecto visual, textura e maciez desses vegetais, agregando valor ao produto final”, explica Revoredo.

Qualidade e produtividade

Para auxiliar o agricultor a atingir as demandas do mercado, sem perder a qualidade de seu produto, a Alltech Crop Science possui ferramentas aliadas do produtor. A indicação de Revoredo é o uso do Crop-SetTM, conjunto de extratos vegetais enriquecidos com minerais complexados por aminoácidos que favorece o equilíbrio fisiológico da planta, trazendo maior padronização e uniformidade de tamanho. Outra indicação é o Liqui-Plex CaMg+B, que possui importantes nutrientes que auxiliam na produção de clorofila e na formação de tecidos e paredes celulares da planta, prevenindo contra problemas fisiológicos.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024