Elysios Agricultura Inteligente é premiada na Hackatagro AgroUp

Solução para a dificuldade de acesso ao crédito agrícola desenvolvida pela Elysios foi uma das três agtechs premiadas

18.12.2019 | 20:59 (UTC -3)
AgroUrbano Comunicação

Desenvolvendo uma solução para a dificuldade de acesso ao crédito agrícola pelos produtores rurais, a startup Elysios Agricultura Inteligente foi uma das premiadas no Hackatagro AgroUp, realizado no último fim de semana em Porto Alegre.

O AgroUp é uma Rede Nacional de Inovação para o Agronegócio, realizado em cinco estados brasileiros (Bahia, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Minas Gerais e agora Rio Grande do Sul). A proposta é conectar os parceiros, inteligência analítica, criativa e visão empreendedora, para contribuir ativamente com a transformação tecnológica no campo, através da identificação das reais necessidades dos produtores rurais e a busca por soluções.

Nesse cenário, o desafio da Elysios era desenvolver uma solução para o acesso dos produtores a crédito rural. “Durante o programa, a gente contextualizou a dor do problema, criamos a solução, programamos e validamos a solução durante o evento. Agora pretendemos seguir desenvolvendo e implementar de verdade na mão do nosso cliente”, explica Francisco Motta, um dos fundadores da Elysios.

Foram 48 horas de evento, entre palestras e apresentações das 15 startups participantes, que tiveram que apresentar soluções para bovinocultura de corte e leite, grãos e fruticultura, que foram as cadeias colocadas em destaque neste evento.
O evento proporcionou o contato direto com produtores para entender suas dificuldades e agilizar o processo de validação e desenvolvimento de soluções, como explica um dos desenvolvedores da Elysios, Ayres Flesch. “Essa proximidade com o produtor é extremamente benéfica para a inovação chegar cada vez mais rápida ao campo. É muito gratificante auxiliar e melhorar os processos dos responsáveis que põem os alimentos que temos em nossas mesas todos os dias”.

O processo de criação da solução foi direcionado depois da validação do problema com os mentores presentes. “Durante a criação da solução, buscamos entender por completo o processo da concessão de crédito rural, para focar diretamente na dor do produtor. O que resultou na validação da solução por parte dos mentores e criação da apresentação”, acrescenta Ayres.

Os desafios apresentados foram custos de produção, segurança nas fazendas, controle de pragas e comercialização da produção.
As demais soluções já desenvolvidas Elysios, são baseadas nos princípios de inteligência artificial e internet das coisas, como, por exemplo, um diário de campo digital, que auxilia o produtor a atender as normas de rastreabilidade vigente. Além disso, há a solução de controle de cultivos que permite que o produtor tenha o controle de tudo que acontece com o cultivo, desde a quantidade de água e insumos no momento certo que a planta precisar, ao unir sensores espalhados pelo cultivo com uma automação inteligente, gerando economia de insumos e de água, que pode chegar a 80%.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024