NOTÍCIAS

Em Mato Grosso, força-tarefa apreende defensivos agrícolas e fertilizantes fraudados

Os produtos fraudados e contrabandeados serão destruídos. Processo administrativo será aberto para apurar a responsabilidade, cabendo multa aos infratores.

Uma força-tarefa envolvendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu mais de 77.450 mil quilos de fertilizantes e 31.800 litros de defensivos agrícolas fraudados e contrabandeados em veículos na Rodovia BR 364, em Rondonópolis (MT).

Os auditores fiscais federais agropecuários abordaram motoristas de caminhões e carros que estavam em deslocamento para o norte do estado, sendo que cerca de 930 veículos foram inspecionados. Desses, foram recolhidas amostras de cargas de 380 veículos. As amostras dos produtos foram analisadas  pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).

Entre as irregularidades encontradas, estavam o transporte de micro-organismos utilizados como inoculantes para a cultura da soja sem a refrigeração adequada da carga, o que causa a perda da eficácia da aplicação nas lavouras.

A ação também fiscalizou empresas com suspeita de fraudarem fertilizantes vendidos para produtores rurais.

Os produtos fraudados e contrabandeados serão destruídos. Haverá também a abertura de processo administrativo para apurar a responsabilidade, cabendo multa aos infratores.

ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura