Em SC, começa pesquisa de campo para apurar safra de grãos

De 28 de outubro até 11 de novembro, técnicos na Conab começam 2º levantamento da safra de grãos no estado e no país

28.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Conab

Em Santa Catarina, três técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) começam, nesta segunda-feira (28/10), com previsão de encerramento na sexta-feira (01/11), a apurar os dados que vão compor o 2º levantamento da safra de grãos no estado e no país. Os números nacionais da safra de grãos 2019/2020 vão ser divulgados no site da Conab no próximo dia 13 de novembro.

Eles vão percorrer as principais regiões produtoras catarinenses, devendo levantar informação de cultivo de arroz, milho, soja, feijão, cevada e trigo. No extremo oeste, vão verificar as culturas de feijão em cores e preto, além de milho, soja e trigo, que também são produzidos no meio oeste, onde as lavouras são maiores e utilizam mais tecnologia. Já no litoral norte e sul, as visitas são para as culturas de arroz irrigado, cultivo predominante na região.

No levantamento, os dados referem-se a plantio, pacote tecnológico, crédito agrícola e calendário de produção, entre outros, sobretudo para as culturas de verão que estão em fase de implantação. Já as culturas de inverno, cuja colheita está em andamento, os alvos principais do estudo são a qualidade do produto, preço e rendimento. As informações são levantadas junto às cooperativas, cerealistas, órgãos de assistência técnica, produtores e demais agentes ligados ao setor produtivo.

Segundo os técnicos da Conab, o clima apresentou pouco volume de chuva desde o final do primeiro semestre, mas voltou a melhorar, principalmente no oeste do estado. O menor volume nas demais regiões tem beneficiado mais a cultura do trigo que está no estágio de maturação. O produto com maior destaque continua a ser a soja que deve ter ampliada a área de plantio, devido aos bons preços de mercado para o grão.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024