Emater-MG apresenta tecnologias para a cafeicultura durante a Expocafé 2016

Programação da Emater-MG possui plantão técnico e apresentação de dinâmicas demonstrativas

06.06.2016 | 20:59 (UTC -3)
Emater-MG

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) participa da Expocafé 2016, entre 8 e 10 de junho, em Três Pontas, Sul de Minas. As atividades da empresa incluem plantão técnico para atendimento aos produtores rurais e apresentação de dinâmicas de divulgação de tecnologias destinadas à cafeicultura. As ações serão realizadas todos os dias de evento em um estande com aproximadamente 400 metros quadrados. O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, participa da abertura oficial da Expocafé, no dia 8 de junho, às 10 horas.

“Vamos recepcionar o público para orientação técnica, distribuição de materiais técnicos e apresentação de dinâmicas com os produtores. Também haverá degustação de cafés das quatro regiões produtoras de Minas (Sul, Matas de Minas, Chapadas e Cerrado)”, destaca o gerente da Unidade Regional da Emater-MG de Alfenas, Rogério da Silva Araújo.

No espaço da Emater-MG os visitantes poderão conhecer três alternativas diferentes de terreiros para secagem de café, telhado ecológico, fossa ecológica, cercas feitas de pneus, clareador de água e um sistema de iluminação com garrafas pets. Também serão apresentadas alternativas para diversificar a renda através da produção hidroponia e de morangos em instalação suspensa.

Programas para cafeicultura

A Expocafé 2016 também será uma oportunidade para conhecer o programa Certifica Minas Café e o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. O Certifica Minas Café prepara o produtor para atender exigências do mercado internacional, seguindo padrões de sustentabilidade e melhorando a forma de gerir na propriedade. Atualmente, 214 municípios mineiros participam do programa com 1.200 propriedades certificadas e outras 800 em processo de certificação. O programa é coordenado pela Seapa e executado pela Emater-MG, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

Já o Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais é uma ferramenta para incentivar a melhoria contínua dos cafés mineiros, principalmente da agricultura familiar. O foco é a educação através da assistência técnica e extensão rural, integrando setores como ensino, pesquisa, extensão e iniciativa privada em prol de uma cafeicultura moderna. Em 2015 foram 1.300 amostras inscritas. O concurso é realizado pelo Governo de Minas Gerais e coordenado pela Emater-MG, em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), o Instituto Federal do Sul de Minas, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe) e a Secretaria de Estado de Agricultura de Minas Gerais.

Expocafé 2016

A Expocafé é realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel), Emater-MG, Prefeitura Municipal de Três Pontas, Unicoop e do Consórcio Pesquisa Café. A solenidade de abertura será no dia 8 de junho, às 10 horas.

Confira a programação completa: www.expocafe.com.br

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024