Embrapa abre as portas durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Semana terá o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável"

16.10.2019 | 20:59 (UTC -3)
Edna Santos ​

Com o tema "Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável", será realizada de 21 a 27 de outubro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2019. Em Campina Grande, a abertura oficial da semana acontece dia 21, às 13h30, na sede da Embrapa Algodão. Nesta edição, várias instituições, lideradas pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, estarão unidas para divulgar à população local a importância da ciência para o estado da Paraíba.

Este ano, durante a SNCT, a Embrapa Algodão abrirá as portas para a sociedade, em especial para o público estudantil de toda a rede pública e privada de ensino da Paraíba, convidando-os a conhecer a Trilha do Conhecimento: Agricultura Movida à Ciência, circuito de visitas guiadas por estações temáticas a realizar-se de 21 e 24 de outubro, na sede da Unidade, em Campina Grande. No dia 21, a trilha será apresentada a parlamentares, parceiros e convidados em geral.

Com o formato de dia de campo, o evento contará com quatro estações. Na primeira estação com o tema Embrapa, Agricultura Movida à Ciência, os visitantes conhecerão as contribuições da Embrapa para a agricultura brasileira; na segunda estação, intitulada Da Fibra ao Fio, de onde vem a roupa que vestimos, será apresentado o trabalho realizado no Laboratório de Fibras desde a análise das melhores variedades de algodão até o processo de obtenção das roupas pela indústria têxtil; a terceira estação abordará o tema Do Campo à Cidade, como a agricultura e a pecuária estão presentes no nosso cotidiano e a quarta e última estação contará com um Túnel ILPF em Realidade Aumentada, uma experiência imersiva, onde os visitantes poderão visualizar os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta para recuperar solos e pastagens degradadas gerando diversificação e melhoria da renda do produtor. 

Papo com Ciência 

 Durante a SNCT, na terça-feira (22), a partir das 14h50, a Embrapa Algodão também estará em João Pessoa, com a pesquisadora Nair Arriel, que participará da mesa-redonda “Desenvolvimento Sustentável no Semiárido”, promovida pelo Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com participação da fazenda Tamanduá, fazenda Carnaúba e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa). Nair apresentará o projeto Algodão em Consórcios Agroecológicos, cujo objetivo é a geração de renda para mais de duas mil famílias agricultoras com o aprimoramento e expansão do algodão agroecológico consorciado com outras culturas alimentares em seis estados do Semiárido nordestino. O projeto é coordenado pela ONG Diaconia, em parceria com a Embrapa Algodão e diversas instituições, com financiamento do Instituto C&A.

Na quinta-feira (24), às 9 horas, será a vez do pesquisador Everaldo Medeiros participar do Papo com Ciência, abordando o tema Aplicação do conhecimento químico-analítico para diagnóstico e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis na agropecuária, no Senai Prata, em Campina Grande. Entre os destaques da apresentação estarão as pesquisas para o desenvolvimento do bioinseticida a base de suco de sisal, em parceria com a UFPB; o sensor de pegajosidade (contaminações) na pluma do algodão, em parceria com a indústria têxtil; o compartilhamento remoto de tecnologias e análises laboratoriais; o desenvolvimento de pele artificial a partir de celulose bacteriana; o desenvolvimento de cultivar de alto teor oleico, entre outros.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024