Embrapa abre seleção para aquisição de sementes do porta-enxerto BRS Acará

Os produtores devem enviar e-mail com o assunto “Comunicado de Oferta nº 02/2019” para o endereço sin.eca@embrapa.br até dia 28/01

22.01.2019 | 21:59 (UTC -3)
Anelise Macedo​

Oportunidade para produtores de sementes de pimentão com inscrição no Registro Nacional de Semente se Mudas (Renasem): a Embrapa abriu processo seletivo para interessados em produzir e comercializar sementes da cultivar híbrida de porta-enxerto de pimentão BRS Acará.

Para participar da seleção, os produtores devem enviar e-mail com o assunto “Comunicado de Oferta nº 02/2019” para o endereço sin.eca@embrapa.br até dia 28 de janeiro para concorrer aos lotes de sementes genéticas das linhagens parentais do BRS Acará. As informações sobre o processo poderão ser acessadas aqui e também pelo telefone (61) 3448-1971.

Características

Até chegar ao estágio de oferta das suas sementes, o porta-enxerto BRS Acará desenvolvido pela Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) passou por vários testes de validação de suas características, a principal delas sua resistência múltipla aos principais patógenos de solo. Mas o que chamou a atenção de pesquisadores envolvidos com o desenvolvimento da tecnologia foi a sua compatibilidade com os materiais que vêm sendo comercializados no mercado – testes realizados no Núcleo Rural de Pipiripau (DF) demonstraram sua adaptação aos híbridos de pimentão mais plantados na região.

Essa compatibilidade é apontada pela pesquisadora Cláudia Ribeiro, que coordena o programa de melhoramento genético de Capsicum (pimentas e pimentões), como fundamental para a obtenção de bons resultados com o uso do porta-enxerto. De acordo com a pesquisadora, a planta do híbrido enxertado deve produzir igual ou superior à planta do híbrido sem enxerto (chamado de pé franco) e, nessa questão, o BRS Acará não decepcionou.

“As plantas de híbridos comerciais de pimentão enxertadas com o BRS Acará chegaram a produzir 30% a mais de frutos em comparação com as plantas ‘pé franco” (sem enxerto)”, destaca Cláudia, para quem a redução no volume de agroquímicos também deve ser evidenciada. “Mesmo em solos naturalmente infestados, a maior resistência do porta-enxerto BRS Acará tem possibilitado uma boa produção de pimentão”.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024