Embrapa abre seleção para comercialização de novo híbrido de milho

Processo prevê seleção de até cinco produtores que receberão sementes do novo híbrido para validação do seu desempenho agronômico

19.08.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A Embrapa informa a abertura de seleção para produtores interessados na produção e comercialização de sementes de um novo híbrido de milho que será lançado, o BRS 2107. O processo prevê a seleção de até cinco produtores que receberão sementes do novo híbrido para validação do seu desempenho agronômico, dos seus progenitores e do sistema de produção de sementes. As empresas selecionadas, caso tenham interesse em assinar o Contrato de Licenciamento, terão o direito de registrar esta área inicial, multiplicar e comercializar as sementes obtidas da cultivar. Confira todas as informações relativas à nova cultivar aqui.

A cultivar BRS 2107, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, é um híbrido convencional do tipo “top-cross”, obtido pelo cruzamento entre um híbrido simples – com maior potencial produtivo – e uma variedade. “A nova cultivar possibilita alto rendimento na produção de sementes, uma vez que o híbrido simples (progenitor feminino) confere alta produtividade e a variedade (progenitor masculino) possibilita ampla produção de pólen e variação na sua liberação, o que possibilita melhor sincronismo de florescimento e melhor eficiência na polinização”, explica o engenheiro agrônomo Reginaldo Resende Coelho, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa.

Segundo o agrônomo, o híbrido do tipo “top-cross” permite o plantio dos progenitores na mesma época, facilitando a instalação do campo de produção de sementes e dispensando a semeadura adicional de um dos progenitores. “A proporção de plantio entre linhas do progenitor feminino e masculino pode ser ampliada, possibilitando maior número de linhas do progenitor feminino, por área plantada e, consequentemente, maior rendimento na produção de sementes. Portanto, a cultivar BRS 2107 possibilita ótimo rendimento na produção de sementes, o que reduz o custo de produção, tornando o preço de venda das sementes competitivo no mercado”, destaca Coelho.

De acordo com o pesquisador Roberto dos Santos Trindade, da área de Melhoramento Genético da Embrapa Milho e Sorgo, a cultivar possui ciclo precoce, ampla adaptabilidade em todo o território brasileiro e estabilidade para plantio tanto na safra como na safrinha, com excelente desempenho produtivo, sendo a principal finalidade a produção de grãos. “O híbrido ainda apresenta baixo percentual de acamamento e quebramento, sendo uma ótima alternativa para lavouras de baixo e médio investimento, pelo preço competitivo de suas sementes e seu desempenho agronômico”, reforça.

Conheça abaixo mais características agronômicas da cultivar

Híbrido de milho BRS 2107

Processo seletivo – Os produtores de sementes interessados, que devem ser inscritos no Renasem (Registro Nacional de Sementes e Mudas), poderão se manifestar pelo e-mail sin.eca@embrapa.br até as 18 horas do dia 31 de agosto de 2021. O Edital e seus anexos podem ser acessados na página “Licenciamento de tecnologias”. Todas as informações podem ser consultadas aqui.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024