Embrapa apresenta soluções na Hortitec 2019

Esta edição enfoca o aumento da produtividade e qualidade dos produtos sem ampliar custos e consumo de recursos, como água e energia

04.06.2019 | 20:59 (UTC -3)
Gislene Alencar​

Embrapa irá apresentar diversas soluções tecnológicas na 26ª Hortitec – Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas, que nesta edição enfoca o aumento da produtividade e qualidade dos produtos sem ampliar custos e consumo de recursos, como água e energia. Essas e outras tecnologias de mais de 400 empresas poderão ser vistas no período de 26 a 28 de junho, no Parque de Exposições da Expoflora, em Holambra (SP). 

Lançamento

No segundo dia da Hortitec (27/05), às 11h, será lançada a BRS Acarijó 56, que é a primeira variedade de mandioquinha-salsa da Embrapa voltada para a indústria. A cultivar possui precocidade de colheita e produtividade superior a 50 t/ha, que é o dobro da cultivar mais plantada no Brasil e o triplo da média nacional. Outro destaque da BRS Acarijó é que ela permite a redução de 40 a 50% na necessidade de mão de obra nas fases de preparo de mudas e de plantio. Isso ocorre porque as plantas dessa cultivar são maiores e mais vigorosas, permitindo um maior espaçamento e menor número de plantas por hectare. 

Painel

Em sua terceira edição será realizado o Painel Embrapa de Inovação & Negócios 2019 que tem como tema “Hortaliças e Sustentabilidade”.  A proposta do evento é discutir a situação atual e as tendências do mercado relacionado ao cultivo orgânico de hortaliças, de acordo com a percepção de empresas e instituições representativas do setor, assim como as respostas que têm sido dadas pela Embrapa na forma de novas tecnologias voltadas para a crescente demanda por produtos cultivados de forma orgânica.

Cultivares

O público que visitar o estande da Embrapa terá a oportunidade de conhecer as seguintes cultivares: tomate BRS Zamir, que é um híbrido do segmento “grape” para consumo fresco, cujo destaque é seu elevado teor de licopeno, uma substância antioxidante que combate os radicais livres no organismo; a pimenta biquinho BRS Tui, que se destaca pela sua coloração salmão, frutos doces e aromáticos, além de possuir potencial para atender nichos que buscam o desenvolvimento de produtos diferenciados; as cultivares de batata BRS Camila F63, que tem alto potencial produtivo e adaptada aos agroecossistemas brasileiros, e a BRS Clara voltada, preferencialmente, para preparação de saladas e pratos afins, além de ter resistência à requeima, que é a doença mais devastadora das lavouras da cultura; a batata-doce BRS Amélia que tem casca de coloração rosa claro, cor da polpa alaranjado intenso, sendo rica em pró-vitamina A; e a amora Preta BRS Cainguá com aptidão para consumo fresco, ela possui equilíbrio entre doçura e acidez. 

No estande da Embrapa os visitantes poderão se informar sobre as Hortaliças Não Convencionais (Hortaliças PANC) ou Hortaliças Tradicionais que fazem parte do grupo de Plantas Alimentícias Não Convencionais. As PANCS apresentam partes comestíveis – como caule, flor, fruto - de espécies desconhecidas para a grande maioria da população. No caso das hortaliças, o consumo está relacionado à tradição cultural de determinadas regiões. Entre as vantagens estão a possibilidade de uso em quintais produtivos e o baixo custo de produção.

Os interessados na cultura do morango poderão ter acesso às pesquisas sobre o sistema de Produção Integrada de Morango (PIMo) que traz alternativas ao sistema convencional com o intuito, entre outros, de estimular o equilíbrio do ecossistema e manter a qualidade e a segurança dos produtos. O Livro Morangueiro é a publicação mais completa sobre o cultivo no Brasil e também estará em exposição.

Produtos 

O aplicativo GUIA IN NAT - Guia para o reconhecimento de inimigos naturais de pragas agrícolas, desenvolvido para smartphones e tablets, permite o acesso rápido a imagens e informações técnicas sobre agentes naturais de controle mais comuns em cultivos agrícolas do Brasil. O aplicativo permite, entre outras ações, que o usuário compare a fotografia retirada com a sua câmera com uma galeria de imagens pré-existentes. 

Outra tecnologia que permite a redução dos custos de produção agrícola são os inoculantes rizobianos para leguminosas utilizadas na adubação verde. O uso desses inoculantes possibilita maior resistência a estresses ambientais e maior eficiência na absorção de água e nutrientes pela planta hospedeira. Será demonstrado ainda a Nanoemulsão de cera de carnaúba, que é uma emulsão, com partículas manométricas, cuja principal aplicação é no revestimento de frutas de mesa com o objetivo de ampliar a vida de prateleira e, consequentemente, auxiliar na manutenção da qualidade do alimento e na redução de perdas na pós-colheita desses produtos. O público também receberá informações sobre pulverização eletrostática e o sistema de eletrificação de gotas que apresenta diversos usos, como no combate a doenças e pragas em diversas culturas. 

Sistemas sustentáveis

Práticas agrícolas sustentáveis poderão ser conhecidas por meio do “Módulo de Produção Intensiva de Hortaliças Orgânicas" e do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). A primeira se refere à experiência sobre o sistema de cultivo intensivo de hortaliças em sistema orgânico de produção implantado em área de um hectare na Baixada Fluminense e que contempla diversas prática. O SPDH é um sistema conservacionista de manejo de solo e água e se base nos princípios: rotação de cultura efetiva, com a inclusão de plantas de cobertura; permanente cobertura do solo; e revolvimento reduzido do solo. O SPDH é uma adaptação do Sistema de Plantio Direto (SPD), que é amplamente utilizado em grãos como soja e milho.

 

Serviço: 

26ª Hortitec 

Data: de 26 a 28 junho de 2019 

Horário: 26 e 27, das 9h às 19h.                

28, das 9h às 17h. 

Local: Estande da Embrapa no Recinto da Expoflora 


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024