Embrapa celebra o Dia Mundial do Solo no Rio de Janeiro

Dia Mundial do Solo terá atividades no museu do meio ambiente do Jardim Botânico e na sede da Embrapa Solos

30.11.2018 | 21:59 (UTC -3)
Carlos Dias

O solo sustenta as plantas, age como armazenador de água e é um filtro natural de poluentes, além de ser um meio de vida para o homem, onde se produzem alimentos e constroem-se casas e estradas. Ele também desempenha um papel fundamental na diminuição das alterações climáticas, por meio do sequestro de carbono e outros gases de efeito estufa.

Mesmo com tamanha importância, esse recurso natural ainda sofre. Relatório da FAO lançado em 2015, com participação da equipe da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ), revela que 33% da terra do mundo está degradada por erosão, salinização, compactação, acidificação e contaminação.

Chamando atenção para o tema, a Embrapa Solos vai celebrar o Dia Mundial do Solo, a partir das 9h do dia 05 de dezembro (quarta), com atividades no vizinho Museu do Meio Ambiente do Jardim Botânico e em sua sede, no mesmo bairro, na cidade do Rio de Janeiro

Programação

O Museu do Meio Ambiente vai receber, a partir das 9h, apresentações dos pesquisadores da Embrapa Solos Fabiano Balieiro e Rosângela Straliotto sobre funções do solo e a importância de sua preservação e o compromisso da Embrapa Solos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, respectivamente.

Na entrada do museu estarão expostos quatro macromonolitos, que são perfis de solo em tamaho real.

Nos telões serão exibidos vídeos mostrando o que é o solo, como funciona a compostagem e sobre o Fertmovel (um laboratório de análises de solo que opera dentro de um furgão).

Já na sede da Embrapa Solos, acontecerá visita guiada pelo centro de pesquisa, contando a história da instituição.

Origem

O Dia Mundial do Solo foi estabelecido durante o XXVII Congresso Mundial de Ciência do Solo, em Bangkog, Tailândia, em 2002, pela Sociedade Internacional de Ciência do Solo (IUSS). Foi escolhido o dia 05 de dezembro como homenagem ao Rei daquele país, Bhumibol Adulyadej, em função de sua dedicação em promover a ciência do solo, enfatizando a conservação do solo como uma questão ambiental.

Serviço

Comemoração do Dia Mundial do Solo Evento gratuito, sem necessidade de inscrição Dia 05/12, a partir das 9h Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico Museu do Meio Ambiente – Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024