NOTÍCIAS

Embrapa Clima Temperado receberá 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz

  • 27/07/2018 |
  • Cristiane Betemps​

Foto: Paulo Lanzetta

Após articulação com a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a Embrapa Clima Temperado (Pelotas, RS) irá sediar a 29ª Abertura Oficial da Colheita no Arroz do Rio Grande do Sul, a ser realizada na Estação Experimental Terras Baixas (ETB), no município de Capão do Leão/RS, de 20 a 22 de fevereiro de 2019. O pré-lançamento do evento ocorrerá no dia 27 de agosto, na Casa do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA), durante a 41ª edição da Expointer, em Esteio/RS. Esta é a primeira vez que a Embrapa irá sediar o evento. 

O tema da edição será Matriz Produtiva – Atividade Diversificada, Renda Ampliada. Segundo o pesquisador da Embrapa Clima Temperado Giovani Theisen, que coordena as preparações locais do evento, além do arroz, a soja também terá destaque pela importância que vem ganhando nas últimas safras. “Nessa temporada 2019, as duas culturas ocuparão uma área praticamente igual na área demonstrativa”, afirmou.

Na área, a Embrapa, o IRGA e outras entidades públicas e privadas irão demonstrar suas cultivares de arroz e demais tecnologias para arroz e soja. “Isso é bom, pois coloca lado a lado as tecnologias geradas pela pesquisa pública com as que são oferecidas pelo setor privado, com foco na agricultura em terras baixas”, complementa Theisen.

Uma vitrine tecnológica voltada à Integração Lavoura-Pecuária em Terras Baixas também será instalada e representará uma das novidades desta edição, com a demonstração de algumas inovações em genética de forrageiras e do manejo da drenagem. Estas Vitrines se tornarão áreas permanentes dentro da ETB para servir de suporte às ações de Transferência de Tecnologia em Terras Baixas programadas pela Embrapa.

Além disso, ainda estão previstos roteiros técnicos na área demonstrativa, com visitas às Vitrines Tecnológicas das empresas, instituições de pesquisa e ensino; feira de produtos e serviços, com novidades de mais de 60 empresas do setor; dinâmica de tratores e implementos agrícolas; homenagens, com a entrega do troféu Pá do Arroz; ato da Abertura Oficial da Colheita do Arroz; além de reuniões setoriais, palestras e debates. A comercialização das Vitrines Tecnológicas no campo e dos espaços para estandes na feira já está sendo feita pela Primmorum, empresa contratada pela Federarroz.

Lançamento

A Embrapa, por meio dos esforços de várias Unidades, está preparando o lançamento da cultivar de arroz irrigado BRS Pampa CL. Resultado do cruzamento entre as variedades BRS Pampa e PUITÁ INTA CL, o novo material incorpora a tecnologia ClearField, sendo tolerante aos herbicidas do grupo das imidazolinonas. A BRS Pampa CL é de ciclo precoce – em torno de 118 dias – e apresenta alta capacidade de perfilhamento. Os grãos são longo-fino, do tipo “agulhinha”, com rendimento de inteiros superior a 62%. É classificado como arroz de tipo premium pela indústria. "Teremos uma grande área demonstrativa, onde metade do espaço será ocupado com esta nova cultivar da Embrapa e a outra metade com a cultivar IRGA 431 CL", informou o pesquisador e melhorista genético de arroz Ariano Martins de Magalhães Júnior.

Abertura da Colheita do Arroz

Anualmente, o evento recebe cerca de cinco mil pessoas, com representantes de mais de 80% dos municípios arrozeiros do Estado e de dez estados brasileiros, além de outros países. Em 2019, o evento será realizado pela Federarroz, Embrapa Clima Temperado e IRGA. "Nosso compromisso é fazer a melhor e a maior Abertura da Colheita do Arroz de todos os tempos", disse o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Clenio Pillon, destacando a importância de sediar um dos maiores eventos mundiais da cultura do arroz. 

Para ele, a Empresa tem muito a contribuir pelo fato de trabalhar com uma agenda robusta em inovação tecnológica para cadeia produtiva. "A lógica que se vem trabalhando é a de se buscar a intensificação sustentável da matriz produtiva para Terras Baixas. A nossa intenção é aproximar os principais parceiros, lideranças, agricultores e formadores de opinião com este evento", concluiu.


ver mais notícias
CADASTRO DE NEWS
  • Receba por e-mail as últimas notícias sobre agricultura