Embrapa Clima Temperado sediará novamente a Abertura da Colheita do Arroz

​A 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas (AOCA) será em Pelotas (RS) novamente, no formato híbrido, como ocorreu em 2021

10.06.2021 | 20:59 (UTC -3)
Embrapa

A 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos de Terras Baixas (AOCA) será em Pelotas novamente, no formato híbrido, como aconteceu neste ano. A edição foi confirmada pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e acontecerá entre os dias 16 a 18 de fevereiro de 2022, na Estação Experimental Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, base física situada no município de Capão do Leão/RS. O tema do evento também foi anunciado: “A Produção de Alimentos no Pós-pandemia - Novos Patamares, Novos Desafios”.

O chefe-geral Roberto Pedroso de Oliveira disse que a realização do evento é uma forma de consolidar a posição do Brasil como um dos maiores produtores mundiais de alimentos, ao apresentar incremento anual de produção mesmo com a pandemia. Segundo ele, a cadeia produtiva do arroz é um exemplo de atividade agropecuária e industrial que tem viabilizado o desenvolvimento econômico e social do País.

“A realização da AOCA é uma excelente oportunidade para unir o setor e buscar maneiras de superação dos desafios que virão, estruturando as bases do agro para ser mais produtivo e sustentável, já que as perspectivas para os próximos 20 anos são muito positivas para o agronegócio brasileiro”, destacou.

O presidente da Federarroz, Alexandre Velho, explicou que a temática do evento, em 2022, vem atender o desafio do Brasil na busca intensa pela produção de alimentos para sua demanda interna e para o mundo. “No pós-pandemia precisamos buscar eficiência através de uma produção diversificada, já que o momento nos sinaliza desafios com novos patamares de produtividade, mas também com novos patamares de aumento de custos para a próxima safra”, esclareceu. Segundo ele, o orizicultor deve continuar apostando na rotação de culturas e na intensificação do sistema de produção.  

A coordenação da Federarroz confirmou que o evento vai contar com as atividades de vitrines tecnológicas, feiras, palestras e debates, assim como, homenagens presenciais e virtuais. A coordenação do evento fica a cargo da Federarroz, com a co-realização da Embrapa e o apoio no planejamento e execução das lavouras pelo Instituto Riograndense do Arroz (IRGA).

Evento vai ocorrer de forma híbrida como na edição de 2021. - Foto: Divulgação
Evento vai ocorrer de forma híbrida como na edição de 2021. - Foto: Divulgação

O que será apresentado nas vitrines da Embrapa

Serão apresentadas tecnologias da pesquisa agropecuária em um hectare de lavouras demonstrativas para culturas do arroz, soja, milho e forrageiras, além de integração lavoura-pecuária (ILP).

A Unidade de pesquisas reforçará a divulgação e a possibilidade de demonstração de algumas de suas inovações tecnológicas através do portfólio de tecnologias com materiais genéticos de arroz irrigado, de ciclos médios e precoces, para atender cultivos em região subtropical, além de tecnologias de manejo que aliam o aumento da produção e a sustentabilidade ambiental. 

No documento também há opções para intensificação dos sistemas de produção em terras baixas ao buscar a diversificação de culturas, como por exemplo, utilizando a rotação  e sucessão de culturas, e ainda o acesso a materiais genéticos de forrageiras de inverno e verão adequadas para ILP. Você pode entender mais aqui.

Primeira reunião de trabalho

O coordenador técnico da ETB, André Andres, realizou a primeira reunião no dia 2 de junho, na sede da Estação, com alguns empregados da equipe de trabalho para dar encaminhamentos à organização da AOCA.

“Nos próximos dias será feita a Ordem de Serviço para ciência e comprometimento dos empregados envolvidos na organização deste evento, assim como, definido o período e quais os materiais de pastagens de inverno e de verão que serão semeados nas lavouras demonstrativas da Embrapa”, disse.

Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024