Embrapa com mais de 50 tecnologias na Expodireto

Cultivares de trigo, soja, milho, sorgo, feijão, batata e forrageiras, sistemas de produção e aplicativos serão apresentados por dez unidades da empresa

01.03.2019 | 20:59 (UTC -3)
Joseani M. Antunes​

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, participa da Expodireto Cotrijal, de 11 a 15 de março, em Não-Me-Toque, RS, com mais de 50 tecnologias. Cultivares de trigo, soja, milho, sorgo, feijão, batata e forrageiras, sistemas de produção e aplicativos serão apresentados por dez unidades da empresa.

A vitrine de tecnologias da Embrapa vai mostrar o resultado de trabalhos de manejo e conservação de solo, inoculação de bactérias em soja, opções de forragens, além de cultivares de batata, sorgo, trigo, soja, milho e feijão.  Para a Expodireto desse ano foi dedicado um espaço exclusivo à ILPF que apresenta diversas alternativas para forrageamento animal, através de cultivares para pastejo, silagem, feno ou grãos. Serão demonstradas combinações entre espécies para o sistema ILPF que confere grande versatilidade ao sistema de produção, permitindo que componentes culturais, econômicos e ambientais sejam considerados na adequação com a realidade regional. No local estão plantadas cultivares de panicum, braquiárias, milheto, além de duas cultivares de trigo para alimentação animal.  

No espaço institucional, a Embrapa apresenta as iniciativas da cadeia produtiva para popularizar o consumo de carne ovina; o aplicativo Pastejando, que auxilia no planejamento forrageiro; informações sobre o cultivo de frutas e oliveiras; tecnologia para controle de nematoides; e ferramentas digitais para a produção leiteira, apresentadas por startups no Pavilhão do Leite.

Novidades

A feira será espaço para o lançamento de duas tecnologias Embrapa. A cultivar de trigo BRS Belajoia e o Sistema de Produção Erva 20. 

Oficinas 

Devido a demanda por informações sobre a multiplicação de mudas, a Embrapa vai disponibilizar duas oficinas rápidas, em várias edições ao longo da semana: Oficina de multiplicação de capim elefante anão BRS Kurumi; e Oficina de multiplicação de mudas de batata-doce. As inscrições serão no estande da Embrapa.

Fóruns

A Embrapa conta com profissionais na programação do 15º Fórum Estadual do Leite, (13/03), com as seguintes palestras: - Agro 4.0 e sua contribuição para o futuro do leite – com o Chefe-Geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins; - Quais lições deveremos aplicar para obter competitividade no leite brasileiro? com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Glauco Carvalho.

No Fórum Soja Brasil (14/03), o pesquisador da Embrapa Soja Osmar Conte participa das discussões sobre o tema “O futuro da soja e as políticas do Mercosul”. 

Participam da Expodireto Cotrijal 2019 mais de 30 profissionais de dez unidades da Embrapa no Brasil: Embrapa Trigo, Embrapa Clima Temperado, Embrapa Pecuária Sul, Embrapa Florestas, Embrapa Soja, Embrapa Arroz e Feijão, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Gado de Leite, Embrapa Gado de Corte, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.


Compartilhar

Mosaic Biosciences Março 2024